Anatomia dos Cosméticos – Rímel

Mesmo naqueles dias em que não dá vontade de fazer uma maquiagem completa, somente aplicando a máscara de cílios o olhar já fica mais marcante.

Não é à toa que o rímel é um antigo artifício da humanidade, afinal, ele “salva” o visual!

Um dos mais antigos cosméticos conhecidos, desde o ano 4.000 A.C. já se registra seu uso.

O primeiro rímel consistia numa mistura de kajal (conhecido também como kohl or surma), material orgânico, água e mel. Os babilônios e os gregos antigos de ambos os sexos acreditavam que os olhos eram as janelas da alma, e aplicavam essa mistura para se defender dos maus espíritos e das energias negativas.

o verdadeiro kajal

As representações antigos da rainha Cleopatra sugerem que o rímel e a pintura do corporal foram amplamente utilizados para a proteção, a celebração, a guerra e as práticas funerárias.

Depois da queda do Império Romano as maquiagens foram banidas da Europa, embora tenha a tradição tenha continuado no Mundo Árabe, e o uso de maquiagens foi revivido na Europa durante o Renascimento.

O rímel que utilizamos atualmente foi criado na década de 1960 e, salvo inovações como a embalagem com o pincel, a formulação básica é a que é usada até hoje.

Você sabia que o pincel correto faz toda a diferença na performance do rímel?
Entenda  aqui.

Atualmente existem dois tipos principais de rímel fabricados. Um tipo é chamado anidro, ou seja, não contém água na sua composição. O segundo tipo é feito com uma emulsão, misturando a água com os agentes oleosos e sólidos.

 

rimel_info

Pigmentos

Os pigmentos são os ingredientes principais ingredientes preliminares no mascara são pigmentos – os produtos químicos que fornecem a cor.

Para que haja segurança para a área dos olhos, os pigmentos utilizados são derivados de cores naturais e inorgânicos como derivados de carbono e ferro para cores pretas, marrons e vermelhas, e azul ultramarinho para cores azuis e verdes.

Água

É o principal matéria-prima da utilizada na fabricação de cosméticos, produtos de higiene e perfumaria. A água tem participação importante como solubilizante dos componentes sólidos e no ajuste da consistência do produto. No caso de um rímel de base emulsionada.

Ceras

As ceras utilizadas são utilizadas para dar a base e consistência, para dispersão dos pigmentos e para garantir que não vai manchar e derreter durante a utilização. As mais aplicadas são as ceras de abelha, ozoquerita, ácido esteárico e goma laca.

Emulsificantes

Os emulsificantes são utilizados para que haja a emulsão entre os agentes cerosos, água e óleos, e para garantir que saiam com certa facilidade (mesmo os que são resistentes a água). Nessa categoria estão a trietanolamina e o estearato de glicerila, e o sorbitan.

Emolientes

Os emolientes são adicionados para para controle da consistência do produto, alguns conferem resistência á agua.  Os utilizados são propilenoglicol, simeticone (categoria de silicones).

Conservantes

Protegem o produto de contaminação microbiólogia, garantindo a segurança e a vida útil do produto, os mais utilizados são os parabenos, e o quaternios.

O prazo de validade é o grande aliado para que o rímel não cause alergia aos olhos.
Leia mais aqui.

Rímel a prova d’água ou lavável: qual escolher?

A principal diferença entre os dois é a durabilidade, o lavável deixa uma visual mais suave com o cílios mais finos, enquanto o rímel à prova d’água deixa os fios mais encorpados e volumosos.

O rímel lavável pode ser facilmente removido. Porém, o ponto negativo é  pouca fixação aos cílios, fazendo com o que produto escorra ao longo do dia devido ao contato com a umidade ou ao toque.

Para quem usa colírio, lentes de contato, tem os olhos mais sensíveis, que lacrimejam muito e está num local com temperaturas mais altas o ideal é utilizar o rímel a prova d’água, pois assim se evita que o produto borre durante o dia. O ponto negativo é a remoção que exige maiores cuidados.

A remoção é importante

Usando o rímel lavável ou resistente à água, é importante  fazer a remoção total do rímel antes de dormir. O lavável sai com o combinado de água e sabonete específico para o rosto ou com o auxílio do demaquilante aquoso, enquanto o a prova d’agua exige um demaquilante bifásico e, às vezes, paciência durante o processo, para que os cílios não se rompam e caiam.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

2 comentários em “Anatomia dos Cosméticos – Rímel

  • 16/03/2019 em 18:53
    Permalink

    Saberiam dizer se as máscaras da Avon são anidro ou à base d’água????

    Resposta
    • 17/03/2019 em 19:17
      Permalink

      OI Márcia,

      Vi a composição de alguns da linha Mark e True Volume e todos tem água na sua composição, são emulsionadas a fase oleosa com a fase água, isso acontece devido a solubilidade de alguns itens da composição, alguns se misturam melhor com a água, como por exemplo os polímeros que conferem fixação e volume aos fios e outros com óleo, como as ceras de deixam a formulação estável.

      Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/cosmethica.br

      Beijos

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *