Filtro solar para cabelos: necessidade ou frescura?

Quando falamos sobre proteção solar já sabemos que é fundamental aplicar filtro solar no corpo inteiro.

Mas a e proteção aos cabelos e ao couro cabeludo? 

Ela é importante?

Assim como a pele, os cabelos sofrem a ação dos raios UV, que destroem sua estrutura interna, por isso precisam ser protegidos também.

Os protetores solares em produtos para o cabelo são realmente eficazes ou são apenas argumento para venda?


A ciência por trás da tecnologia

Estudos científicos mostram que, quando aplicado corretamente, o protetor solar para o cabelo realmente funciona.

Como foram feitos os estudos?

Os pesquisadores aplicaram em uma amostra de cabelo o  protetor solar e, em seguida, fizeram uma exposição aos raios UV e compararam à uma amostra onde não foi usado protetor solar.

Os resultados mostraram que o protetor solar ajuda a proteger o cabelo contra danos. 

Dificuldades no uso cotidiano de filtro solar capilar

  • Dificuldade em aplicar uniformemente em todos os fios dos cabelos;
  • Fixação do filtro solar nos cabelos;
  • Determinação do FPS em produtos capilares;
  • Manuseio dos cabelos pode retirar o produto.

Porque é necessário proteger o cabelo

Mesmo que os cabelos não sejam vascularizados como o resto do nosso corpo, descuidamos da proteção solar porque como não sentimos as reações desagradáveis de queimadura solar nos cabelos como sentimos em nossa pele.

Entretanto não aplicar um protetor solar nos cabelos, pode resultar num cabelo ressecado, sem brilho e quebradiço, que pode ser intensificado caso esteja no mar ou na piscina. 

Quando o cabelo fica molhado, o cimento (é gente, cabelo tem cimento!) intercelular e a cutícula absorvem água e incham, mas a camada externa rígida não. Isso faz com que as escamas se expandam e formem nós que podem se romper quando os fios se esfregam uns contra os outros ou quando você se penteia. Este dano à cutícula é que favorece o aparecimento das pontas duplas e quebra. É aí que entra o super óleo de coco que impede que isso aconteça! Descubra no nosso site porque o óleo de coco é realmente melhor para o seu cabelo do que outros óleos, e ainda como usá-lo no seu dia-a-dia. http://www.cosmethica.com.br/oleo-coco/ #oleodecoco #cabelolindo #tratamentodiario #cuidadosdiarios #hidratação #cabelosdediva #dicacosmethica #BelezaPorTrásDoRótulo #cosmethica @cosmethica nos siga nas redes sociais: www.fb.com/Cosmethica.br | Instagram | Twitter | Snapchat Cosmethica

Uma foto publicada por Cosmethica (@cosmethica) em

Cabelos tingidos

O sol também pode altera o resultado da sua tintura para pior.

tintura_permanente

Um cabelo descolorido ou tonalizado é mais suscetível a danos pois o processo de tinturas abre as cutíiculas dos cabelos, tornando-os mais vulneráveis aos danos oxidantes (desbotamento) da exposição à radiação UV.

Como proteger os cabelos

Devemos proteger nossos cabelos diariamente. Mas antes de cair de cabeça (desculpe o trocadilho) no filtro solar, saiba que existem outras maneiras menos oleosas para manter seus cabelos protegidos.

Um exemplo de proteção solar eficaz é criar uma barreira física contra o sol, usando um chapéu ou boné.

Hidratar o cabelo é outro passo essencial. Abuse dos óleos, máscaras, condicionadores e tratamentos. Proteja seus cabelos com óleos como coco, argan e macadâmia durante a exposição solar. 

Mas colocar óleo nos cabelos e ir pra praia não pode ‘fritar’ os cabelos? Não, o óleos só terão ação de um filme protetor para queimar os cabelos seria necessárias temperaturas acima de 200ºC.

Creme para pentear e máscaras capilares também auxiliam na formação de filme.

Proteção ao couro cabeludo

Mesmo para quem tem uma vasta cabeleira, é importante a proteção ao couro cabeludo, pois pois ele tem a mesma estrutura que a pele tem outras partes do corpo. Portanto, também requer proteção do sol.

Quando exposto ao sol o couro cabeludo pode queimar, descamar e coçar.

Acredite, queimadura no couro cabeludo é coisa séria, os danos na pele decorrentes aos raios UV podem facilitar o desenvolvimento de câncer de pele.

Um couro cabeludo danificado pelos raios UV também podem afetar negativamente o crescimento do cabelo.

Se o couro cabeludo estiver degradado, seco, ou tiver acúmulo, isso pode prejudicar e às vezes impedir o crescimento do cabelo.

Como proteger o couro cabeludo

O uso de proteção física é o mais recomendado, quando estiver na praia use bonés ou chapéus, na impossibilidade, pode-se optar por um penteado de proteção. Experimente usar rabos de cavalo ou coques para evitar expor o couro.

E não se esqueça de aplicar protetor solar nos ouvidos e na parte de trás do pescoço. Se há uma coisa que aprendemos, é que precisamos de proteção solar em todas as áreas.

Vale lembrar:

Dezembro Laranja é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (@dermatologiasbd) que foca na luta e prevenção ao câncer de pele e tenta alertar a população sobre a necessidade de se proteger no dia a dia, independente do tempo, do sol para prevenir o câncer da pele. Pelo terceiro ano consecutivo, a população é convidada o a participar do projeto, aderindo o laranja durante o mês todo, decorando o ambiente de trabalho com a cor e também compartilhando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Vai lá http://www.cosmethica.com.br/dezembro-laranja/ #BelezaPorTrásDoRótulo #cosmethica @cosmethica nos siga nas redes sociais: www.fb.com/Cosmethica.br | Instagram | Twitter | Snapchat Cosmethica

Uma foto publicada por Cosmethica (@cosmethica) em

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Filtro solar para cabelos: necessidade ou frescura?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *