Óleo de coco é puro veneno?

O óleo de coco continuava seu reinado absoluto sendo considerado um verdadeiro “faz tudo de bom” era usado de alimentos, cosméticos, cheguei a ler que ele era capaz de alisar o cabelo naturalmente (pausa para a gargalhada), mas depois da divulgação de um artigo da professora Karin Michels, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde ela afirmou que, o óleo de coco é “um dos piores alimentos que você pode comer”. E ela foi além ao falar que o óleo de coco é “veneno puro”.

Então o tão festejado óleo foi de “queridinho do momento” a “vilão assassino”, em menos de uma semana!

Mas antes de jogar seu óleo de coco fora, vamos ver o que a pesquisa tem a dizer:

O que é óleo de coco?

Basicamente, o óleo de coco é apenas o óleo extraído da polpa de coco. Ele contém gorduras conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que são metabolizadas diferentemente de outros tipos de gorduras . As pessoas usam principalmente óleo de coco para cozinhar, particularmente para métodos de cozimento de alta temperatura como frituras e assados. E em até para turbinar o café, (provavelmente já o viu em algumas receitas Bulletproof Coffee).

De onde veio essa história que o óleo de coco emagrece?

Em 2009, a revista Lipids publicou um estudo, que mostrava que  que as mulheres que comeram coco óleo durante um período de 12 semanas tinham perdido gordura da barriga, enquanto as pessoas que comiam óleo de soja não. E aí começou a escalada da fama mundial do óleo!

Em 2014, ele se tornou o Super Star que conhecemos hoje! Depois de uma publicação que descobriu que os triglicerídeos de cadeia média (o óleo de coco é repleto deles) aumentavam os hormônios reguladores da fome no corpo que fazem a pessoa se sentir satisfeita, em comparação aos ácidos graxos de cadeia longa. O conceito é que o óleo de coco poderia aumentar a saciedade rapidamente, fazendo com que a pessoa comesse menos.

A pesquisa sobre a ligação entre o óleo de coco e a perda de peso é escassa, e nem todos os estudos replicaram os resultados. Portanto, tenha em mente que adicionar o óleo de coco ao seu café não ajudará os quilos a derreter você como mágica. (infelizmente)

Afinal, o óleo de coco é veneno puro?

Provavelmente não. A maior parte do argumento de Michels contra o óleo de coco é que ele contém muita gordura saturada, que em excesso tem sido associada ao aumento do LDL, ou colesterol “ruim”. Mas pesquisas recentes lançaram questionamentos de longa data sobre os perigos da gordura saturada em questão. Outros fatores, como genética e histórico de tabagismo, têm maior probabilidade de aumentar o risco de ataque cardíaco ou outros eventos cardíacos.

Dito isso, existem alguns pontos na pesquisa sobre o óleo de coco que vale a pena considerar: uma colher de sopa de óleo de coco tem 117 calorias. É por isso que a ingestão de óleo de coco deve ser em quantidades moderadas, como 1 colher de sopa por dia ou menos. Para cozinhar com óleo de coco, deve-se optar por óleo de coco virgem, que não tenha sido sujeito a processamento químico.

Resumindo: o óleo de coco provavelmente é bom se consumido com moderação, mas está longe de ser o superalimento que fomos levados a acreditar que é.

Mas e nos cosméticos?

Verdadeiramente, por sua cadeia graxa possuir átomos de oxigênio, faz com que o óleo interaja com as proteínas do cabelo, conforme mostrada na imagem abaixo:

Vou reproduzir alguns trechos do nosso post de outubro de 2016:

O óleo de coco é a melhor opção para o cabelo?

O óleo de coco é particularmente bom porque o formato de sua estrutura faz com que ele penetre na haste capilar mais do que a maioria dos outros óleos, produzindo um forte efeito repelente de água.

O óleo de coco hidrata os cabelos?

Não, a função é exatamente contrária, o óleo de coco impede que o cabelo fique inchado com a água evitando assim a ruptura do fio.

Dicas usar óleo de coco em sua rotina capilar:

  1. Entre 5-10 minutos antes de lavar, passar óleo de coco no cabelo (se estiver sólido, aqueça-o em suas mãos primeiro);
  2. Use seu xampu e o condicionador normalmente;
  3. Se quiser, você também pode aplicar um pouco de óleo em seu cabelo após a lavagem, para melhorar a penteabilidade.

Isso significa que você não vai sair por aí com cabelo gorduroso – a lavagem irá remover uma grande quantidade de óleo aplicado, fazendo com que o xampu não retire toda a oleosidade dos fios, deixando-os mais hidratados e sedosos.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *