Anatomia dos Cosméticos: Filtro Solar

Vamos começar pelo básico: O que são os protetores solares? Protetores solares são produtos que combinam vários ingredientes que ajudam a evitar a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol, alcancem a pele.  No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, a radiação ultravioleta classifica-se como:

  • UVA (400 – 320 nm, também chamada de luz negra ou onda longa)
  • UVB (320–280 nm, também chamada de onda média)
  • UVC (280 – 100 nm, também chamada de UV curta ou “germicida”)

15609222_10154181341531305_809339929_o

A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.

filtro-solar

UVB é o principal responsavel pelas queimaduras solares, enquanto os raios UVA, penetram na pele que mais profundamente, e está relacionado com as rugas, flacidez e outros efeitos do envelhecimento induzida pela luz (fotoenvelhecimento). 

O que é o FPS e PPD

FPS ou Fator de proteção solar é uma medida da capacidade de um protetor solar evite que os raios UVB danifiquem a pele. Já a proteção contra o UVA é mensurada pelo no rótulo do produto pelo PPD (Persistant Pigment Darkening). Por isso ao comprar um produto é essencial que existe tanto a informação do FPS quanto a o PPD. O FPS 15 filtra aproximadamente 93% de todos os raios UVB recebidos. FPS 30 97 % e FPS 50 98%. Aparentemente os depois do FPS 50 parece que não é necessário utilizar FPS mais altos, mas se a pele for muito sensível a radição solar ou já existe um histórico de câncer na família quanto maior a proteção mais seguro será.

Dezembro Laranja é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (@dermatologiasbd) que foca na luta e prevenção ao câncer de pele e tenta alertar a população sobre a necessidade de se proteger no dia a dia, independente do tempo, do sol para prevenir o câncer da pele. Pelo terceiro ano consecutivo, a população é convidada o a participar do projeto, aderindo o laranja durante o mês todo, decorando o ambiente de trabalho com a cor e também compartilhando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Vai lá http://www.cosmethica.com.br/dezembro-laranja/ #BelezaPorTrásDoRótulo #cosmethica @cosmethica nos siga nas redes sociais: www.fb.com/Cosmethica.br | Instagram | Twitter | Snapchat Cosmethica

Uma foto publicada por Cosmethica (@cosmethica) em

Outro ponto muito importante é que a maioria das pessoas não utiliza a quantidade necessária do protetor solar, os protocolos de testes recomendam testes com 2mg/cm2 de pele, isso em volume para um adulto comum seria algo como 30 gramas de aplicação de produto no corpo todo, um filtro solar daria para no máximo 6 aplicações no total, por isso quanto mais alto, maior a quantidade de filtros solares na pele.

Idade mínima

Qualquer pessoa com idade superior a seis meses pode usar filtro solar diariamente. Mesmo as pessoas que trabalham em escritórios fechados aqueles estão expostos à radiação ultravioleta por breves períodos durante todo o dia, especialmente se eles trabalham perto de janelas o vidro geralmente filtra UVB mas não os raios UVA.

Crianças com idade inferior a seis meses não devem ser expostos ao sol, uma vez que sua pele é muito sensível aos ingredientes químicos de um protetor solar, bem como os raios do sol. Sombra e roupas de proteção são as melhores maneiras de proteger os bebês do sol.

Qual melhor protetor solar?

O melhor protetor solar é aquele que atua em amplo espectro, protegendo das radiações UVA e UVB. Muita gente se confunde relacionando o amplo espectro a FPS elevado, o que não é verdade.

Protetor solar de amplo espectro tem que descrever o FPS e o PPD.

De olho no rótulo

Se o PPD estiver explicitado em números, quer dizer que ele foi testado in vivo (na pele humana) e tem valor mais preciso — que deve ser sempre 1/3 do valor do FPS.

FPS 30 e PPD 11 - Teste in vivo.

Exemplo, Bloqueador Solar Árago: Indica que tem FPS 30 (Proteção UVB) e PPD 11 (Proteção UVA), como tem a numeração isso indica que os testes foram realizados in vivo.

Se o PPD aparece acompanhado de sinal positivo, a proteção foi avaliada por equipamentos, que significam:

  • PA+: baixa proteção contra os raio UV-A.
  • PPD entre 2 a 4.PA++: média proteção contra os UV-A.
  • PPD entre 4 e 8.PA+++: alta proteção contra os UV-A. PPD maior que 8.

shiseidoExemplo, Shiseido: FPs 50 com PPD +++ significa alta proteção.

 

 

 

 

 

 

Aplicação

Os filtros solares deve ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol para permitir que o filme protetor seque e os filtros fiquem aderidos na pele. A reaplicação do protetor solar é tão importante quanto a colocá-lo, por isso, aplique a mesma quantidade a cada duas horas. Após nadar, suar em excesso é necessário a reaplicação, mesmo que seja antes de duas horas. 

Saiba mais:

Calvície e exposição solar:

Filtro solar para tatuados:

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos.
Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

3 comentários em “Anatomia dos Cosméticos: Filtro Solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *