Óleo de Coco, é o melhor óleo para os cabelos?

O culto de óleo de coco está cada vez mais forte, e enquanto muitos dos usos propagados são pura bobagem (como alisar os cabelos, por exemplo), ele é realmente o melhor para o seu cabelo do que outros óleos! Sabe o por quê e como usá-lo?

Primeiro, nós temos que entender como é a estrutura do cabelo.

A camada exterior é chamada a cutícula. Ela é composta de escamas sobrepostas rígidas, cheias de queratina, uma proteína resistente que também existe em grande proporção nas suas unhas. A cutícula atua como um escudo em torno do interior esponjoso do cabelo, o córtex. O córtex e cutícula estão unidos pelo cimento intercelular. 

cabelo_corte

O que acontece quando o cabelo fica molhado?

Agora vamos dar uma olhada no que acontece (em um nível microscópico) quando você lava o cabelo.

cabelo_lavagem

Quando o cabelo fica molhado, o cimento intercelular e a cutícula absorvem água e incham, mas a camada externa rígida não. Isso faz com que as escamas se expandam e formem nós que podem se romper quando os fios se esfregam uns contra os outros ou quando você se penteia.Este dano à cutícula é que favorece o aparecimento das pontas duplas e quebra.

Como o óleo de coco pode ajudar?

Ele ajuda a a lubrificar o cabelo de duas maneiras:

1 – Quando é aplicado no cabelo após a lavagem e antes de pentear, lubrificando o cabelo assim gerando menos atrito, minimizando os nós e a ruptura dos fios;

2 – Usado antes da lavagem, envolvendo o cabelo com uma camada protetora. Sabendo que o óleo é repelente de água, menos água vai ficar dentro do cabelo, por isso há muito menos inchaço. As escamas da cutícula vão inchar menos, então menos danos ocorrerá aos fios, evitando a fadiga hídrica capilar.

O óleo de coco ajudará a preservar que a umidade natural dos fios dos cabelos, pois ele impedirá que toda a oleosidade seja retirada durante a lavagem, principalmente se usar xampus com alto poder de limpeza.

O óleo de coco é a melhor opção para o cabelo?

O óleo de coco é particularmente bom porque o formato de sua estrutura faz com que ele penetre na haste capilar mais do que a maioria dos outros óleos, produzindo um forte efeito repelente de água. 

O óleo de coco tem um desempenho melhor do que o óleo de girassol e o óleo mineral na prevenção de danos ao cabelo molhado.

Em comparação com o óleo de girassol, as moléculas do óleo de coco são menores. Ele tem cadeias com ácidos graxos mais curtos – cerca de 50% de ácido láurico que é tem comprimento de 12 carbonos, e de 20% de ácido mirístico que é tem comprimento de 14 carbonos 14 – enquanto o óleo de girassol tem 60% de ácido linoleico e 30% de ácido oleico, ambos possuem 18 carbonos de comprimento.

estrutura_girassol

Além disso, o óleo de coco contém principalmente ácidos graxos saturados lineares, enquanto o óleo de girassol é principalmente ácidos graxos insaturados dobrados, o que significa que as moléculas de óleo de coco são mais bem compactados. E também que é mais fácil para o óleo de coco passar através do cimento intercelular, o que aumenta a sua capacidade para formar uma camada bloqueadora de água.

estruturas_mineral

Mas não hidrata os cabelos?

Não, a função é exatamente contrária, o óleo de coco impede que o cabelo fique inchado com a água evitando assim a ruptura do fio.

Cientificamente falando…

Moléculas de óleo mineral contêm cerca de 20 átomos de carbono, por isso eles são menores do que moléculas de óleo de coco, que contêm cerca de 40 carbonos. Mas, na comparação, os átomos de oxigênio no óleo de coco que fazem com que ele funcione melhor para o cabelo – pois os átomos de oxigênio permitem que o óleo de coco interajam com proteínas do cabelo por meio de ligações de hidrogênio, e sejam levados para dentro da parte interna do cabelo.

estruturas_coco

Dos três óleos estudados, o óleo de coco, possuí a melhor performance e resultado.

Como usar o óleo de coco para reduzir os danos nos cabelos?

Dicas usar óleo de coco em sua rotina capilar:

  1. Entre 5-10 minutos antes de lavar, passar óleo de coco no cabelo (se estiver sólido, aqueça-o em suas mãos primeiro);
  2. Use seu xampu e o condicionador normalmente;
  3. Se quiser, você também pode aplicar um pouco de óleo em seu cabelo após a lavagem, para melhorar a penteabilidade.

Isso significa que você não vai sair por aí com cabelo gorduroso – a lavagem irá remover uma grande quantidade de óleo aplicado, fazendo com que o xampu não retire toda a oleosidade dos fios, deixando-os mais hidratados e sedosos.

*Já li em alguns blogs que as pessoas aplicam o produto e aguardam horas antes de lavar, não há necessidade, pois a absorção será a mesma se for aplicado 5 – 10 minutos antes da lavagem.

Quer se inspirar? Veja como a carioca Chris Ferreira descobriu esse cosmético natural com uma dica da filha, Analu:

 

Referências

AS Rele & RB Mohile, Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage,J Cosmet Sci 2003, 54, 175–192.

K Keis, D Persaud, YK Kamath & AS Rele, Investigation of penetration abilities of various oils into human hair fibers, J Cosmet Sci 2005, 56, 283–295.

SB Ruetsch, , YK Kamath, AS Rele & RB Mohile, Secondary ion mass spectrometric investigation of penetration of coconut and mineral oils into human hair fibers: relevance to hair damage. J Cosmet Sci2001, 52, 169–184.

The Natural Heaven : Aqui

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *