Cuidados para a pele negra

Quando se trata de cuidados com a pele, não importa a cor. Pense nisso como a sua dieta: independentemente da nossa etnia, todos nós precisamos de os mesmos alimentos nutritivos (antioxidantes, ácidos graxos, proteínas, vitaminas, etc.) para sermos saudáveis. O mesmo conceito aplica-se a pele. Sendo o maior órgão do corpo é por isso que precisa dos mesmos ingredientes para tratar a pele seca, acne, rugas, danos causados pelo sol, tom de pele irregular, oleosa, rosácea, sensível, e assim por diante. Esses problemas afetam todas as tonalidades de pele e todas necessitam dos mesmos cuidados básicos: limpeza, proteção solar e produtos de acordo com o seu tipo. É também importante para evitar ingredientes sensibilizantes.  

Características

A pele negra possui características fisiológicas peculiares que tem impacto considerável nos cuidados diários, a única diferença real entre a pele negra e pele branca é a quantidade, tamanho e distribuição de melanina. O excesso de melanina explica a aparência escurecida ou sem brilho quando está irritada ou danificada pelo sol. 

Embora as necessidades básicas de cuidados sejam as mesmas para todos, existem algumas questões que os tons de pele mais escuros são mais propensos. Por exemplo, os quelóides (cicatriz saliente), hiperpigmentação pronunciada e pelos encravados, que podem causar foliculite.

Uma outra característica é a firmeza da pele, devido as camadas cutâneas estarem fortemente unidas em uma estrutura rígida, ela se torna mais firme e resistente do que a pele branca, minimizando o aparecimento de rugas, flacidez e celulite.

O que você precisa saber

  • Use sempre loção de limpeza antes de dormir, evite usar sabonetes em barra, pois eles tiram muito a oleosidade, desidratando a pele.
  • Escolha os produtos que são apropriados para o seu tipo de pele, isto é, géis e seruns para oleosa ou cremes e loções para se for seca.
  • Mesmo com uma produção elevada de melanina, que protege a pele negra mais do que a clara, o uso de filtro solar é obrigatório para todas as peles. Opte por FPS 15, pois as irregularidades da tonalidade das peles mais escuras é causada pelo pela exposição solar.

Oleosidade

A pele negra também tem maior tendência à oleosidade e ao desenvolvimento de acne, suas glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo e aumentam risco de manchas, devido à produção elevada de pigmento. Em situações como a inflamação causada pela acne, o estímulo aumenta ainda mais. Por isso é recomendado não espremer as espinhas em hipótese nenhuma.

Pele negra e proteção solar 

Embora a melanina extra seja uma boa notícia para os tons de pele mais escuras, isso não significa que estejam livres dos danos da exposição ao sol sem proteção adequada.  Toda a pele, independente da cor, pode ficar danificada pelo sol e precisa de reaplicação do protetor solar de duas em duas horas durante as atividades ao ar livre, especialmente depois de nadar ou transpirar.

Pense no tipo e não a cor

Quando for escolher um produto, use os adequados ao seu tipo de pele e condição. Avalie se ela é oleosa, seca, sensível, mista ou normal; se tem rosácea, acne, poros entupidos, eczema, descoloração, rugas ou danos causados pelo sol.

Maquiagem para pele negra

Uma das dificuldades para a make negra está nas bases, pois é necessário combinar além do tom, o subtom da pele, então é muito interessante comprar bases com subtons mais amarelados e dourados, pois a tendência da pele negra é o subtom mais quente.

Uma especialista que o Cosmethica recomenda é a YouTuber Cinthya Raquelque sempre trás dicas ótimas para make e cabelos.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

2 comentários em “Cuidados para a pele negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *