Anatomia dos cosméticos: Batom

Pouca gente sabe, mas a pele dos lábios é três vezes mais fina do que a pele das demais regiões do corpo humano.

Isso faz com que os vasos sanguíneos periféricos estejam muito próximos da camada externa e por isso os lábios possuem tonalidade avermelhada e sangram intensamente quando sofrem cortes.

Além disso, muitos terminais nervosos ligados aos lábios e devido à pequena espessura da sua pele, eles são muito sensíveis ao toque e à temperatura.

Os lábios não possuem folículos, não produzem secreções sebáceas e não são recobertos pelo filme protetor lipídico como as demais regiões do corpo, portanto são muito propensos à desidratação e a rachaduras, por isso é tão importante deixar os lábios hidratados, tanto mulheres como homens.

Manteiga de Cacau X Lip Balm

Como os lábios não possuem glândulas sebáceas, a necessidade de hidratação é constante!

Por não conter ativos a manteiga de cacau é indicada para proteger os lábios que não tem rachaduras, para lábios ressecados ou com pequenas fissuras é mais indicado os lip balms que possuem ação hidratante e cicatrizante, como o Cicaplast da La Roche Possay, Bepantol da Bayer, hidratam e cicatrizam a pele dos lábios, não dão um sensorial gorduroso e pode ser usado tanto no verão quanto no inverno.

E a escolha de boa parte das mulheres para manter os lábios saudáveis é o batom.

Mas o que tem neste cosmético nosso de todo dia?

Normalmente as fórmulas dos batons são à base de óleo e não contêm qualquer água por isso não há necessidade de emulsionantes (substâncias químicas que ajudam a água e óleo misturarem.)

Vamos dar uma olhada mais de perto dos ingredientes básicos utilizados num batom.

anatomia_batom_blog

 

Espessantes

São os ingredientes que mantém o brilho sem deixar que o gloss escorra e saia da boca ao aplicá-lo. Ceras (como ozoquerita), candelila, cera de abelha e argilas (como caulim) são comumente usados.

Emolientes/agente de brilho

Muitos ingredientes diferentes podem ser utilizadas como emolientes. A maioria das fórmulas que usamos óleos possuem óleos (vegetal ou mineral), derivados da lanolina, ou poli isobuteno sua função é atuar como veículo e doador de brilho, aumentando a espalhabilidade e proporcionando emoliência em formulações de Batons e Brilhos Labiais.

Corante / Glitter / minerais

Se o gloss não for transparente, ele contêm algum tipo de corante  Enquanto você pode fazer um brilho labial incolor, A maioria dos glosses contêm algum tipo de corante. Normalmente este é um corante padrão FD &C (Corantes FD&C: Podem ser usados em alimentos, medicamentos e cosméticos) Ou um óxido de ferro (para cores terrosas). É um mineral de silicato usado em cosméticos por sua aparência brilhante. Graças à sua propriedade de refletir a luz, a mica ajuda a criar um tom mais suave e mais radiante.

Polímeros de fixação

São ingredientes que fixam a cor por mais tempo, comumente aplicado em batons com grande resistência. (Como Matte)

Fragrância

Usado para encobrir o cheiro dos componentes presentes no batom.

Outros ingredientes

São adicionados agentes para que o batom permaneça estável, com antioxidantes, para que não fiquem com cheiro de ranço, conservantes, filtros solares e adoçantes como sacarina sódica ou aspartame.

 

diferenca_gloss_batom

Porque o batom/gloss matte deixa os labios secos?

Batons matte ou de longa duração tendem a deixar os lábios mais secos, e em alguns usuários até a sensação desconfortável de ressecamento, isso acontece porque alguns polímeros de fixação possuem uma característica  higroscópica (absorvem água ou a umidade do ambiente).

Atualmente estão sendo lançados batons matte com efeito aveludado que fica entre um cremoso e um matte, tendo o melhor dos dois: o conforto do batom cremoso com a durabilidade do batom matte, como a linha da Quem Disse Berenice? ou a Linha matte aveludada da Abelha Rainha.

 

Referências:

Galembeck. F. Csordas, Y. Cosméticos a Química da Beleza.

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

3 comentários em “Anatomia dos cosméticos: Batom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *