Cosméticos e a Gravidez

A partir da descoberta da gravidez, as mulheres ficam muito atentas e ansiosas com relação a hábitos que podem ser prejudiciais para o bebê como: fumar, beber, comer alguns tipos alimentos e usar determinados remédios que podem ser incompatíveis nesta fase.

 

Entretanto, para os produtos de beleza, esse procedimento pode ser um pouco mais complicado, pois há um grande questionamento se os cosméticos que usamos diariamente podem causar algum problema para a formação do feto, ou serem prejudiciais durante o período de amamentação.

Abaixo montamos uma relação de itens que as mães mais questionam se são potencialmente prejudiciais durante o período da gestação/amamentação.

 

Retinóides

Os retinóides são derivados da síntese da vitamina A, acelera a divisão celular (resultando na renovação) e colágeno melhorando o aspecto da pele. Estas substâncias são encontrados em alguns hidratantes anti-envelhecimento, são indicados por reduzir as rugas e melhorar a uniformidade e textura da pele.

Porém os retinóides podem causar má formação no feto, principalmente os de uso oral como a isotretinoína normalmente indicados para o tratamento de acne severa. Estudos têm mostrado que altas doses de vitamina A podem ser prejudicial para a formação do feto.

Atenção: Se você usou um creme de facial que continha um retinóide, não entre em pânico. Não há estudos afirmando que os retinóides usados topicamente (sobre a pele) possam causar problemas para o feto, entretanto recomenda-se o suspensão do uso imediatamente.

 

No rótulo:

– Adapeleno (Adapalene)

– Tretinoína (Tretinoin)

– Ácido retinóico (Retinoic Acid)

– Retinol (Retinol)

– Linoleato de Retinila (retinyl palmitate)

– Palmitato de retinol (retinyl palmitate)

– Tazaroteno (Tazarotene)

 

Ácido Salicílico

Ácido suave usado para tratar acne, encontrado numa série de produtos para a pele, suavizam e limpas os poros.

Mas o ácido salicílico não é indicado para mulheres grávidas. Estudos indicam que altas doses de ácido na sua forma oral podem para causar complicações na gravidez.

Os médicos são cautelosos na recomendação da utilização tópica do ácido salicílico, porém seu uso em pequenas quantidades são considerados seguros.

Mas a preocupação é principalmente nos peelings de ácido salicílico, que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea e seu efeito seria o mesmo que a ingestão oral do ácido salicílico.

 

No rótulo:

– Ácido Salicílico (salicilic acid)

– BHA Beta-Hidroxiácido

Observação: Alfa hidroxi ácidos, por vezes referidos como AHAs, ácido glicólico ou ácido láctico, são seguros.

 

Soja

Algumas gestantes optam por consumir produtos com maior apelo natural, da alimentação e até produtos para cuidados faciais e corporais, acreditando que são livres de efeitos colaterais, o que não é necessariamente verdade para todos os itens.

A soja têm efeitos estrogênicos, aumentando da produção do hormônio melanócito estimulante que podem resultar em manchas escuras no rosto, conhecido como melasma ou cloasma, Se você tem pele escura ou melasma, evite estes produtos, apesar de seu consumo não causar males para o bebê.

 

No rótulo:

– Lecitina (lethicin)

– Fosfatidilcolina (phosphatidylcholine)

– Soja (soy)

– Proteína vegetal texturizada (TVP)

 

Cremes depilatórios

Cremes e loções que removem o pelo quimicamente (depilatórios), apesar do cheiro forte, esses produtos são considerados livres de risco. Se usado de acordo com a indicação, o produto não é absorvido pela corrente sanguínea, o que não causa nenhum efeito para o feto e o bebê em fase de amamentação.

Entretanto se já existe histórico de reação alérgica, é indicado que se evite o uso também durante a gravidez, pois a pele de algumas mulheres fica mais sensível nesse período, o indicado é realizar um teste, aplicar uma pequena quantidade na pele e aguardar 24 horas para verificar se ocorre alguma reação adversa.

 

No rótulo:

– Tioglicolato de Potássio (Potassium Thioglycolate)

– Tioglicolato de Cálcio (Calcium Thioglycolate)

– Hidróxido de sódio (Sodium Hydroxide)

 

Filtros Solares

Protetores solares, são seguros para serem usados durante o período da gestação/amamentação, é altamente indicado sua utilização em todos os estágios da gravidez, principalmente para evitar manchas no rosto e colo.

Existem duas categorias de filtros solares: orgânicos e inorgânicos, classificados comercialmente como filtros de efeito químico (filtros químicos) e filtros de efeito físico (filtros físicos).

Os filtros orgânicos são formados por moléculas químicas capazes de absorver os raios UV (ultra violeta) fazendo com que a radiação solar fique inofensiva ao ser humano.

Os filtros solares inorgânicos são representados por óxidos de zinco e dióxido de titânio. Apresentam baixo potencial de irritação, indicado para fotoprotetores para uso infantil e pessoas com peles sensíveis, mas sua espalhabilidade é muito mais pesada que os filtros orgânicos.

Algumas correntes de pesquisa indicam que alguns componentes para proteção solar podem ficar armazenados na gordura corporal e consequentemente ser excretados no leite materno, e outros apresentam atividade estrogênica como benzophenone-3, homosalate, 4-methyl-benzylidene camphor, octyl-methoxycinnamate, and octyl-dimethyl-PABA.

Por isso o indicado é antes de comprar, solicitar maiores informações para o seu dermatologista para indicar o protetor mais indicado para a gestação.

 

Maquiagem

Muitas maquiagens já são não comedogênicas, o que significa que eles são livres de óleo e não obstruem os poros.

Mas a recomendação principal é evitar os maquiagens que contenham retinol ou ácido salicílico (encontrado em produtos para a pele propensa a acne).

 

No rótulo:

– Adapeleno (Adapalene)

– Tretinoína (Tretinoin)

– Ácido retinóico (Retinoic Acid)

– Retinol (Retinol)

– Linoleato de Retinila (retinyl palmitate)

– Palmitato de retinol (retinyl palmitate)

– Tazaroteno (Tazarotene)

– Ácido Salicílico (salicilic acid)

– BHA Beta-Hidroxiácido

 

Descoberta tardia da gravidez

Se por acaso a mulher fez uso de algum dos produtos listados, desconhecendo a gravidez? Não se preocupe, o recomendado é parar imediatamente o uso, e conversar com o médico de confiança, para que ele indique os produtos mais seguros. Lembre-se que a maioria das aplicações são tópicas (externas) e com um tempo de exposição muito baixo, o que não causará maiores implicações para a mamãe e o bebê.

Produtos testados e aprovados para as mamães

Na gravidez a pele necessita de alguns cuidados, o foco deve estar na hidratação intensiva da pele, para que as indesejadas estrias não apareçam, o ideal é usar óleos ou cremes para prevenção de estrias durante o crescimento da barriga e por um ano após o nascimento.

Esses produtos ajudam a melhorar o aspecto da pele e a aumentar a sua elasticidade, sendo ideal para os cuidados pré e pós o parto.

De olho no rótulo

Observe na composição se tem a menção de ‘mineral oil’ ou ‘liquid vaselin’ este ele obstruí os poros, prefira produtos que tenham somentes óleos vegetais em sua composição como, Óleo Mustela Maternité para Prevenção de EstriasBepantol Mamy, Creme para Estrias Mustela Dupla Ação ou Boti Mammy Creme para prevenção de estrias pré e pós parto. 

Seios

Antes mesmo da confirmação da gravidez, os seis já começam a dar alguns sinal, podem ficar mais doloridos ou mais sensíveis, esses são os primeiros sintomas da gravidez

Os seios começam a aumentar de tamanho a partir da oitava semana de gestação, e crescem durante toda a gravidez, pois eles estão se preparando para a amamentação.

Por isso é bom aumentar a hidratação da pele, para evitar as estrias e dar firmeza ao busto, já existem cremes que ajudam melhorar a textura da pele, tonifica e trás mais firmeza aos seios, desde o inicio da gestação até o período de pós-parto e amamentação.

Alguns produtos que selecionamos são: Mustela Maternite Serum Firmeza BustoPalmer’s Cocoa Butter Reafirmante de Busto e Emulsão Hidratante de Firmeza Corporal Mamãe Fisher-Price , todas essas são testas dermatologicamente e indicadas para as mães.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

4 comentários em “Cosméticos e a Gravidez

  • 17/09/2016 em 16:40
    Permalink

    Tenho uma dúvida, gostaria de saber se uso contínuo de maquiagem pode causar problemas a pele com o passar dos anos?

    Resposta
    • 18/09/2016 em 10:36
      Permalink

      Oi Beatriz,
      Obrigada pela pergunta!
      As maquiagens são desenvolvidas para ficarem sobre a pele e seus pigmentos são inorgânicos então há nenhuma interação com a pele.
      Entretanto se a pessoa não retirar toda a maquiagem antes de dormir, isso pode começar a deixar os poros obstruídos e independente da idade isso pode acarretar numa pele com a aparência descuidada.
      Outro ponto é que com o passar dos anos as bases e os pós devem ser mais suaves, pois eles podem se depositar nos vincos da pele, evidenciando as rugas.

      Beijos
      Chris Santos

      Resposta
  • Pingback:Cuidado na troca de fraldas - @maecomfilhos

  • Pingback:Pule o inchaço e o cansaço das pernas neste carnaval - Cosmethica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *