Envelhecimento e consumo

O envelhecimento de uma população, indica as melhorias de condição de vida de uma sociedade. Estudos indicam que em 2050 pela primeira vez haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global. 

De acordo com projeções da Nações Unidas, uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050.

Número de idosos dobrou nos últimos 20 anos no Brasil, aponta IBGE

Os idosos – pessoas com mais de 60 anos – somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Na comparação entre 2009 (última pesquisa divulgada) e 2011, o grupo aumentou 7,6%, ou seja, mais 1,8 milhão de pessoas. Há dois anos, eram 21,7 milhões de pessoas. 

Os estudos estimam que no Brasil, em 2050, os idosos representem 25% da população. Em outras palavras, 1 em cada 10 pessoas terá mais de 65 anos.

Economia

Os idosos têm uma participação importante na economia. Segundo dados do IBGE, de 2007, mais de 50% das famílias que têm idosos, são sustentadas por eles, por dois motivos: alta taxa de desemprego entre os jovens e baixa remuneração dos economicamente ativos, o idoso aposentado mantêm a riqueza do país com sua aposentadoria, unificando as rendas para melhorar o estilo de vida da família.

  • 19 milhões dos brasileiros são idosos
  • 77% dos idosos gasta entre R$ 100 e R$ 550 mensais no supermercado
  • 80% tem algum tipo de renda
  • 20% associa as compras a uma atividade de lazer
  • 20% da população economicamente ativa
  • 70% não compra por impulso, além de evitar comprar nos fins de semana
  • São responsáveis por 10% do varejo físico e 50% do varejo virtual
  • Potencial de consumo da terceira idade é de R$ 7,5 bilhões
  • 72% saem de casa todos os dias
  • A renda média da aposentadoria é de R$ 777,60

Feminilização da velhice

O envelhecimento da população brasileira mostra uma mudança significativa nas relações de gênero, a maioria da população de idosos é constituída por mulheres com mais de 65 anos ou mais. É o processo é chamado de feminização da velhice. Os idosos brasileiros, principalmente as mulheres, são hoje um segmento populacional cada vez mais visível na sociedade brasileira, não só porque são mais numerosas, mas porque têm se envolvido na conquista de um espaço na sociedade e de uma boa qualidade de vida na velhice.

Um levantamento do Sebrae indica que 92% das mulheres da terceira idade consomem cosméticos e 57% compram produtos de maquiagem.

As áreas do corpo que mais demandam cuidados são o rosto e cabelo, as consumidoras buscam produtos que sejam fortificantes para os cabelos, antirugas, antimanchas e hidratantes corporais.

O principal aspecto considerado na hora da compra é a eficiência do produto, se o produto alcança o efeito que propõe, as mulheres se mostram dispostas a pagar a mais por um produto que seja realmente eficiente, com isso buscam se informar mais e desejam que os apelos estejam destacados nas embalagens.

Desse modo, na cultura contemporânea, o envelhecimento se transforma em um novo mercado de consumo, considerados saudáveis e bem sucedidos, tendem a aderir aos estilos de vida cuidados corporais vinculados pela mídia, buscando beleza e bem-estar.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Envelhecimento e consumo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *