Dermatologista dá dicas básicas para uma pele saudável no inverno

Não sei de vocês, mas eu estou sentindo muito na minha pele a chegada do frio! Tenho a pele mista e quando o inverno chega, mesmo que não esfrie tanto assim, percebo imediatamente que meu hidratante não está mais dando conta. Passo o creme e logo sinto que a pele continua seca. No geral, vou confessar, eu até troco de cremes nesta época do ano!

E sabe que tem nexo?

Segundo a dermatologista Catarine Padoveze, com a chegada do frio, algumas mudanças na pele podem ser mesmo percebidas até por leigos, pois ela se torna mais ressecada e áspera, chegando a descamar em alguns locais. Me surpreendeu porque a dermatologista trata de coisas que eu nem ligava diretamente ao meu tipo de pele:

  • dermatite seborreica, aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo, comuns nesta época do ano
  • a dermatite atópica, aquela alergia crônica que ocorre por conta da deficiência de hidratação do organismo, também pode piorar no inverno, assim como a psoríase, doença crônica de caráter genético que se caracteriza por placas vermelhas com escamas grossas.

Veja as dicas para manter sua pele saudável enquanto o calor não volta:

  • Evite banhos muito quentes e prolongados;
  • Evite se ensaboar demais e não use buchas, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves e hidratantes.
  • Após o banho, aplique hidratante no corpo todo, especialmente nas áreas mais ressecadas. O dermatologista saberá qual o hidratante mais indicado para sua pele.
  • Mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial. Aliás, existem filtros associados a hidratantes.
  • Os lábios também sofrem com a ação do frio, podendo rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

🙂

Conhecemos a médica neste dia, quando ela respondeu várias perguntas que a gente tem e nem sempre consegue fazer numa só consulta ao dermatologista:

E faço questão de explicar porque a gente dá tanto espaço para médicos aqui no Cosmethica. Acreditamos que “Quem cuida da pele é o médico dermatologista” e vejam só, neste ano este é um slogan de campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), visando informar e esclarecer a população sobre os riscos e consequências à saúde ao se submeter a procedimentos com profissionais não médicos e não habilitados, ampliando o combate ao exercício ilegal da profissão de médico.

Para tratar o tema de forma lúdica, dois personagens foram criados para interagir com a população. Sr. e Sra. Pele explicam as complicações e tiram as principais dúvidas de situações no consultório médico.

O Sr. Pele e a Sra. Pele reproduzem situações de atendimento, tirando dúvidas sobre todas as áreas da dermatologia: clínica, cirúrgica, sanitária e cosmiátrica (estética), além das doenças de alcance social (DST, câncer da pele), reforçam a relação médico-paciente e o compromisso com sua atuação nas redes pública e privada. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é a única instituição reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), como representante dos dermatologistas no Brasil. Para mais informações acesse: sbd.org.br.

 

Sam Shiraishi

Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.
Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *