Feliz cumpleaños, Shaki!

Aos 25 anos, recém-formada e recém-casada, ainda sem filhos, eu estava morando no Japão e conheci a caminho do trabalho uma “senhora” colombiana de 42 anos. Me chamava atenção porque ela ia para o trabalho com os filhos, já adultos, e, embora não parecesse uma menina, tinha pele e cabelo incríveis.

Depois de alguns dias pegando condução no mesmo horário, passamos a conversar e ela me contou um truque de beleza da Colômbia: suco natural, feito na hora, de maçã, cenoura e limão, tomado em jejum, antes do cafe da manhã.

Confesso que usei o tal suco por um tempo, mas acima disso, o que aprendi com ela foi um novo olhar sobre o cotidiano e sobre a vida mais madura.

A vida não acaba quando chegamos nos enta. A vaidade e o sex appeal não precisam sumir com a idade, com a chegada dos filhos, com cansamentos ou separações.

Continuamos a ser mulheres durante toda vida e manter este lado vivo e feliz é uma tarefa à qual deveríamos nos dedicar com vontade e dedicação.

Uma foto publicada por Shakira (@shakira) em

Esse preâmbulo sobre as mulheres colombianas é porque neste dia 02 de fevereiro uma das musas da minha geração, que estava na “vintolescência” como eu nos anos 1990, completa 40 anos e mostra que a idade nem sempre chega. Ela passa por nós e não deve nos definir em termos de beleza.

Temos que admitir: ela trabalha muito!

Vencedora de 2 prémios Grammy, 12 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 23 Latin Billboard Awards, 3 WMA e 4 NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 72 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.

Também é filantropa e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF. Aos 18 anos ela fundou a Fundação Pies Descalzos (sim, o mesmo nome da música que a tornou conhecida!), uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes que atende mais de 4,5 mil crianças com atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. A ideia era construir escolas e oferecer educação de qualidade para crianças de famílias afetadas pela violência na Colômbia e este projeto continua vivo: uma das escolas da fundação foi escolhida como a melhor escola pública do País em 2016.

Além disso, Shakira é o nome da marca de perfumes da artista, em colaboração com a companhia de moda e perfumes espanhola Puig.

Presentando mi fragancia “Dance” en Chile / During the launch of my fragrance “Dance” in Chile. Shak

Uma foto publicada por Shakira (@shakira) em

Mas o equilíbrio do lado pessoal e do profissional, sem perder de vista o significado da sua imagem latina e seu país de origem, é o que me encanta nela.

Dizem que quem vê Shakira dançando super sensual de minissaia e cabelos rosas em seu novo clipe “Chantaje” não imagina que, longe dos holofotes, ela é uma pessoa quase comum.

Uma visão unânime é a imagem da cantora como uma pessoa discreta, que fala baixo e tenta ao máximo levar uma vida normal. Casada com o jogador de futebol Gerard Piqué (o que tem de “normal” nisso, gente?!!) e mãe de Milan, 3 anos, e Sasha, 1 ano, ela demonstra nas redes sociais cenas lindas de uma mulher que gosta da vida que leva. Simples assim.

Feliz 2017 de los Piqué Mebarak! Happy 2017 from the Piqué Mebarak family!

Um vídeo publicado por Shakira (@shakira) em

E a idade? Em entrevistas, ela deu algumas pistas sobre seus sentimentos acerca dos 40 anos:

“Só sei que não vou voltar a ter 30 anos! Estou em um momento bom da minha vida, com a família que sempre quis ter, me sentindo mais livre do que nunca artisticamente. Então vou celebrar os 40 anos quando eles chegarem.”

Uma foto publicada por Shakira (@shakira) em

“Até agora, vivi uma vida sem escândalos, saudável, porque essa sou eu, eu sou uma pessoa muito normal. Eu desejo essa normalidade para minha vida.”

Disfrutando con mis papis en el estudio con la nueva música!!! Shak

Uma foto publicada por Shakira (@shakira) em

“Os anos te dão mais confiança e a letra da música reflete uma mulher isso. A maternidade e as experiências vividas nos últimos anos serviram para esculpir minha personalidade e me deixar mais confiante e segura de mim do que quando eu tinha 15 anos.”

Agora, gente, o que todo mundo se pergunta:

Tem algum truque de beleza da Shakira?

Ela diz que gostaria que os cuidados com a aparência tomassem menos do seu tempo.

“Cada vez eu tento dedicar menos tempo a isso, porque tenho outras prioridades. Eu acho que a beleza é definitivamente um reflexo de seu estado interior, e pode ser acentuado ou diminuído por seus sentimentos. Não tem melhor maquiagem do que um sorriso. Quando você está feliz, em paz, a gente percebe uma beleza especial. Quando está sofrendo, a beleza não é tão nítida. E eu posso ver isso até nos meus meninos. Todo mundo é assim.”

Uma foto publicada por Shakira (@shakira) em

E os truques para ficar maravilhosa assim mesmo depois dos “enta”?

No lançamento da sua quinta fragrância, Rock!, Shakira falou sobre sua rotina de beleza, o que faz para manter a boa forma e também do momento especial que vive na carreira e na vida pessoal.

Eu não sou tão magra, sou latina e tenho curvas. Por isso, eu tento ser saudável e me cuidar sempre. Com a agenda de trabalhos, às vezes, é difícil manter uma rotina. Mesmo assim, eu tento organizar as minhas atividades diárias para conseguir ir à academia com frequência. Atualmente, eu faço exercícios de cardio, como corrida e musculação. Eu também aposto no tênis, que é um bom esporte para manter a forma. E, claro, a dança nunca fica de fora.

Como qualquer mulher moderna, eu não tenho muito tempo. Diariamente, uso pouca maquiagem e tento ser o mais natural possível.

Eu também adoro cremes hidratantes e acho que eles são os produtos de beleza que não podem faltar no meu nécessaire.

O único ritual que sigo é: me olhar no espelho todo dia de manhã e pensar por alguns minutos como vou encarar o dia. Aí está o segredo, depois disso não existem rotinas.

Que tal, prontas para copiar a fórmula?

Feliz cumpleaños, Shaki!

Sam Shiraishi

Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *