Bichectomia, a técnica que está diminuindo a bochecha dos artistas

O que surgiu como uma cirurgia corretiva para quem mordia a bochecha porque tinha o corredor bucal muito estreito – porque o trauma contínuo poderia causar até um câncer! – se tornou uma moda entre celebridades e virou o objetivo de muitas mulheres comuns que querem parece mais magras.

A Bichectomia, procedimento que remove a bola de bichar – que é uma bola de tecido adiposo – evitando o trauma da mordida, tem se popularizado no Brasil graças a artistas e ex-BBBs (como Adélia Soares e Natalia Casassola) que fazem questão de mostrar o antes e o depois, com orgulho da nova face menos bochechuda.

Com 31 anos, a ex-BBB Natalia Casassola fez Bichetomia em agosto de 2016. Com apenas 7 dias de pós-cirúrgico, ela mostrou o antes e o depois nas redes sociais.
Com 31 anos, a ex-BBB Natalia Casassola fez Bichetomia em agosto de 2016.
Com apenas 7 dias de pós-cirúrgico, ela mostrou o antes e o depois nas redes sociais.
Já a advogada e ex-BB Adélia Soares se mostrou mais animada com a cirurgia: registrou todo o processo!
Já a advogada e ex-BB Adélia Soares se mostrou mais animada com a cirurgia: registrou todo o processo!

Muitas artistas que a gente achava perfeitas fizeram o mesmo, sabiam?

Angelina Jolie, Jennifer Lopez, Kim Kardashian, Madonna, Megan Fox são exemplos de famosos que fizerem uso do procedimento cirúrgico para reduzir as bochechas e deixar o rosto mais fino.

É coisa para médico ou dentista fazer?

A técnica é realizada por Cirurgiões Dentistas e Cirurgiões Plásticos. A diferença da cirurgia com um cirurgião plástico e com um dentista é que o dentista faz o procedimento em um consultório odontológico, com uma anestesia local, como a usada para uma extração de dente.

A cirurgia é demorada?

O procedimento cirúrgico costuma levar entre 30 a 40 minutos. O cirurgião realiza uma pequena incisão de aproximadamente um centímetro, próxima aos primeiros molares superiores, para se acessar a Bola de Bichat (corpo gorduroso da bochecha). Após a localização do tecido adiposo o mesmo é parcialmente removido e a incisão é fechada com pontos. Os resultados já começam a ser vistos em três semanas, mas o resultado final se mostra após seis meses.

Quais são os riscos?

Os possíveis riscos são o comprometimento do ducto da parótida, canal da glândula salivar, ou dos nervos e artérias faciais.

Apesar de ser uma cirurgia rápida, é um local nobre, próximo a muitas glândulas, nervos e artérias, que são estruturas importantes da face, então há o risco de lesões nessas regiões.

E é importante lembrar que o procedimento é irreversível.

Quanto tempo de recuperação?

O processo é confortável ao paciente que costuma ter um excelente pós-operatório, sem grandes desconfortos, exceto por um inchaço inicial que tende a diminuição após 48 horas.

Cuidados no pós-operatório 

No dia seguinte ao procedimento, o paciente já pode retornar ao trabalho, mas deve ficar atento a alguns cuidados. É preciso aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas após a cirurgia, a alimentação deve ser líquida e pastosa, deve-se evitar tomar sol nas primeiras quatro semanas ou enquanto houver hematomas e o retorno às atividades físicas leves só pode acontecer após duas semanas.

Quanto custa?

A bichectomia custa entre R$ 5 e 7 mil reais, demora cerca de 30 minutos e pode ser feita no consultório, mas alguns médicos preferem um centro cirúrgico com apoio de um médico anestesista, o que aumenta a segurança e os custos.

 

(com informações de Fernando Buranello, cirurgião dentista, e Carolina Rebouças, cirurgiã plástica)

Sam Shiraishi

Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *