Maquiagens e esmaltes são seguros para crianças?

Muitos pais ficam preocupados em deixar as crianças usar maquiagens e esmaltes em relação a possíveis contaminações.

Maquiagens

As maquiagens, mesmo para os adultos são desenvolvidos para que não haja irritação.

Mas a principal diferença entre a maquiagem de adultos e crianças é que a infantil tem baixo poder de fixação, sendo facilmente removida da pele com água. De acordo com as exigências da ANVISA cada tonalidade deve ser testada antes de ser comercializada, para se avaliar o potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. A ANVISA permite a utilização de substâncias que dão sabor amargo para evitar a ingestão acidental de cosméticos e esmaltes por crianças.

O Benzoato de Denatônio, é uma substância muito amarga e não tóxica, em quantidades muito baixas já deixa amargo cosméticos, esmaltes e produtos de limpeza.  É um componente utilizado para segurança de crianças e animais para evitar a ingestão acidental de produtos químicos.

Atenção: maquiagens para boneca e outros comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil e nem propiciam a segurança necessária.

Esmaltes

Com o crescimento do mercado de esmaltes e esmalterias é quase impossível que uma criança não se sinta atraída em pintar as unhas, o problema nas crianças utilizarem os esmaltes convencionais é que a sua composição com solventes e outros agentes podem causar alergias aos pequenos

Saiba que tem num esmalte: Anatomia dos Cosméticos – Esmaltes.


Por isso os esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos. Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo (como o benzoato de denatônio) para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. 

Como nem sempre é fácil encontrar esmaltes infantis no mercado, uma opção são os esmaltes hipoalergênicos, preferêncialmente os 5 free, que não possuem em sua composição: tolueno, formaldeído, DBP, parabenos e cânfora.

Tem idade mínima para uso?

Apesar de ser comum ver bebês com unhas pintadas, os pediatras recomendam que a utilização tanto de esmaltes como maquiagens seja a partir dos 3 anos.

Além de ser importante seguir as seguintes recomendações:

  • Manter o produto ao abrigo da luz e calor
  • Descontinuar o uso em caso de sensibilização da criança.
  • As crianças devem usar somente com a supervisão de um adulto
  • Observar a data de validade!

Indicação de Produtos

Linha Petit Sophie – Boticário – Linha infantil hipoalergênica com maquiagens e esmaltes de acordo com as recomendações da Anvisa para crianças, a partir de 5 anos.

linha-de-maquiagem-infantil-petit-sophie

Maquiagem infantil Princesinha Sofia – Homebrinq – Kit com esmalte, batom, blush e brilho labial, indicado para crianças a partir de 3 anos.

Importados

No post de ontem falamos sobre os requisitos de segurança para os cosméticos infantis, mesmo os produtos importados existem exigências que devem ser cumpridas para atestar que o produto não causará alergias e contaminações aos pequenos.

😉

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

2 comentários em “Maquiagens e esmaltes são seguros para crianças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *