Anatomia dos Cosméticos: Biotina faz o cabelo crescer?

Toda a semana aparece uma receita/dica/produto infalível para acelerar o crescimento dos cabelos, muito se fala sobre a Biotina para crescimento e fortalecimento das unhas e cabelos, mas antes de sair correndo para comprar um pote, é importante conhecer mais sobre o composto e seus efeitos.

Já falamos sobre a Biotina e as unhas, aqui.

O que é Biotina

A biotina também conhecida como vitamina B7 ou H é importantíssima para o organismo humano, pois ajuda a converter carboidratos e gorduras presentes nos alimentos que consumimos em energia para o funcionamento do metabolismo.

Solubilidade

A biotina é uma vitamina solúvel em água (o que significa que ela se dissolve na água depois de entrar no corpo), as vitaminas solúveis em água são facilmente absorvidas pelo organismo e não necessitam de um transportador para circularem na corrente sanguínea, no entanto ao contrário das vitaminas solúveis em gordura que podem ser armazenadas no organismo as solúveis em água não, sendo por isso importante a sua ingestão na alimentação diária.

Fontes de Biotina

Bem, a biotina ocorre naturalmente em uma tonelada de alimentos. Você pode encontrá-lo em tudo, desde carne até peixe, legumes, soja, gemas, leveduras, cogumelos, acelgas e muitas outros alimentos. Na verdade, a biotina aparece com tanta freqüência em nossas dietas, que é bastante incomum ter algum tipo de deficiência.

Em adultos, a ingestão diária recomendada de biotina é de 0,03 mg/dia, na alimentação normal geralmente contém biotina suficiente. A biotina está presente nos vegetais de folhas verdes escuras, nozes (amendoins e amêndoas), abacate, milho, ovos cozidos, fígado, salmão e carne. Algumas bactérias intestinais fazem biotina, o que também pode contribuir para o seu consumo global.

Como identificar deficiência de biotina

Embora seja incrivelmente incomum ausência de biotina, pessoas com ausência de biotina apresentam além de unhas e cabelos frágeis:

  • Cansaço;
  • Conjuntivite (infecções oculares);
  • Uma erupção escamosa vermelha ao redor no rosto e genitais;
  • Problemas neurológicos como depressão, letargia, dormência e formigamento.

Atenção

Praticantes de musculação que comem grandes quantidade de clara de ovo, comer clara de ovo cru também pode diminuir a biotina, embora os ovos cozidos sejam uma boa fonte! A clara de ovo cru contém uma proteína chamada avidina, que se liga fortemente à biotina, impedindo-a de funcionar.

Gestantes também correm o risco de deficiência, por isso é indicado que elas tomem um multivitamínico pré-natal que contenha biotina.

E nos cabelos?

Então, pode ajudar a crescer cabelo? Uma das primeiras coisas que os cientistas descobriram sobre a biotina é que ela pode promover o crescimento – especialmente quando se trata de ajudar a manter a pele saudável e forte. Mas infelizmente, não há muita evidência científica para apoiar a teoria de que pode ajudar a promover o crescimento do cabelo. Pois a biotina não é o único componente necessário para ter o cabelo mais espesso e com alto crescimento.

Consumo excessivo de biotina – reações adversas

Felizmente, não há quase nenhum risco se houver uma alta ingestão de biotina, ao contrário de muitos suplementos comuns, por isso é bastante seguro a esse respeito, devido a sua solubilidade em água.

Outro ponto importante é ressaltar que qualquer suplementação deve ser realizada com supervisão de um médico ou nutricionista para que ele avalie a saúde global do paciente.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *