Unhas frágeis: quando o problema é de saúde?

Com o crescente mercado de cuidado e tratamento de unhas, ter unhas frágeis e quebradiças podem ser um transtorno para quem quer testar todas as novidades disponíveis no mercado.

As unhas frágeis e quebradiças, podem indicar algum problema de saúde, as unhas quebradiças, na maioria dos casos, são decorrentes de alterações e carências do organismo, principalmente de vitamina A (unhas finas), ferro (unhas frágeis) e zinco. Quem apresenta hipotireoidismo também pode ter as unhas finas e frágeis. Geralmente quando as unhas estão fracas o cabelo também está. Ele cresce menos e fica mais quebradiço. Por isso é preciso prestar atenção nos sinais dados pelo nosso organismo que ajudam a detectar o que está em falta em nosso organismo.

Biotina para unhas frágeis

A biotina, também conhecido como vitamina B7 ou vitamina H, aparece em todos os suplementos comercializados para o fortalecimento dos cabelos e unhas . Mas os suplementos de biotina realmente funcionam para unhas quebradiças? Hummm… Depende.

Fontes alimentares de biotina

unha1

Os suplementos nutricionais só fazem diferença se o corpo não estiver recebendo o nutriente suficientemente, por isso antes de se aventurar a tomar um suplemento é necessário realizar exames de sangue e se consultar com um médico para a recomendação correta.

Em adultos, a ingestão diária recomendada de biotina é de 0,03 mg/dia, na alimentação normal  geralmente contém biotina suficiente para as necessidades diárias. A biotina está presente nos vegetais de folhas verdes escuras, nozes (amendoins e amêndoas), abacate, milho, ovos cozidos, fígado, salmão e carne. Algumas bactérias intestinais fazem biotina, o que também pode contribuir para o seu consumo global.

A absorção de biotina é reduzida entre os fumantes, portadores de cirrose hepática, pessoas com problemas digestivos, usuários de antibióticos de uso prolongado e nutrição parenteral prolongada por mais de oito semanas. A gestação e a amamentação também diminuem a biotina.

Comer clara de ovo cru também pode diminuir a biotina, embora os ovos cozidos sejam uma boa fonte! A clara de ovo cru contém uma proteína chamada avidina, que se liga fortemente à biotina, impedindo-a de funcionar. A avidina é facilmente destruída no calor.

Como identificar deficiência de biotina

Além de unhas e cabelos frágeis, outros sinais de deficiência de biotina são:

  • Perda de cabelo;
  • Conjuntivite (infecções oculares);
  • Uma erupção escamosa vermelha ao redor no rosto e genitais;
  • Problemas neurológicos como depressão, letargia, dormência e formigamento.

Suplementação com biotina funciona?

Houve alguns estudos clínicos sobre o efeito de suplementos de biotina em unhas frágeis. Nestes estudos. 2,5 mg foram tomadas a cada dia por vários meses, e cerca de dois terços dos painelistas haviam notado a melhora das unhas (fortalecidas, maior resistência, menos quebra).

Mas o mesmo estudo indica que é necessário investigar as outras causas das unhas frágeis como excessiva lavagem das mãos, anemias, tireoideopatias, policitemia vera e uma variedade de outras doenças que podem ocasionar o quadro.

Se não for falta de biotina o que pode causar enfraquecimento das unhas?

unha

  • O uso de acetona ou removedor e esmaltes em excesso, ressecam muito as unhas, o que as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
  • Produtos químicos como detergentes e produtos de limpeza.
  • Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas.
  • Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

Consumo excessivo de biotina – reações adversas

Felizmente, não há quase nenhum risco se houver uma alta ingestão de biotina, ao contrário de muitos suplementos comuns, por isso é bastante seguro a esse respeito.

A melhor maneira de obter biotina  é através de alimentos, mas se você tiver unhas frágeis e achar necessidade de suplementação com biotina, tome um suplemento que lhe dê 2,5 mg/dia. Acompanhe o estado de suas unhas regularmente enquanto você toma o suplemento para verificar se ele está tendo algum efeito, e se nesse período aumentar a incidência de espinhas, suspenda o uso.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Unhas frágeis: quando o problema é de saúde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *