Impressão a 3D promete acabar com calvície

Curas milagrosas para a o tratamento da queda dos cabelos já foram apresentadas em forma de cremes, loções, perucas, transplantes e até em spray. Mas nunca houve um produto que realmente era eficaz contra a queda, mas com o auxílio da tecnologia parece que a calvice chegará ao fim.

A L’Oréal em parceria com a empresa de biotecnologia Poietis está desenvolvendo uma tecnologia de impressão 3-D que restaura os folículos capilares e os estimula a crescer novamente! Isto pode auxiliar não só no desenvolvimento de futuros produtos, mas também dão mais detalhes sobre a biologia de cabelo como um todo.

A bioimpressão será usada em combinação com o laser num processo que cria um tecido biológico que será usado para que fazer o cabelo crescer novamente. De acordo com a empresa o material impresso pode ser testado em um período de 3 semanas. As células são “colhidas” em pacientes com alopécia.

Se aperfeiçoada, o processo poderia, eventualmente, ser muito mais barato e mais rápido do que os transplantes de cabelo!

A L’Oréal está comprometida com a engenharia de tecidos por quase 30 anos e possui conhecimento e experiência única no campo de biologia do cabelo. Por sua vez, a Poietis desenvolveu a “tecnologia de bioimpressão”  com resolução celular extremamente elevada e mais de 95% de viabilidade celular. As capacidades combinadas das duas as empresas, podem fazer com que seja possível a criação de um folículo funcional capaz de produzir cabelo.

 

Como a tecnologia Poietis funciona

Os lasers “injetam” correntes das células bioimpressas em um líquido com nutrientes, forçando o crescimento. O processo é repetido em camadas, permitindo que um folículo piloso seja cultivado. Assim, de um único cabelo poderão ser criados centenas de outros.

“De um cabelo você pode talvez fazer centenas e centenas de outros. Sabemos que é muito difícil de fazer isso e que muitas equipes já tentaram. Mas nós achamos que reproduzindo este folículo de cabelo muito complexo nós vamos adquirir um conhecimento novo e que vai nos ajudar a compreender os mistérios da perda e do envelhecimento do cabelo. ” Afirma José Cotovio, diretor de Métodos Preventivos da L’Oreal.

Quase 30 por cento de todos os homens experimentará alguma forma de calvície antes da idade de 30 anos. Uma vez que um homem alcança os 70, as possibilidades crescem para 80%. Homens brancos são mais suscetíveis a apresentar a calvície do que qualquer outra etnia.

Processos atuais de transplante de cabelo são demorados e dolorosos. O novo processo de bioimpressão será menos doloroso e permitirá que o cabelo continue a crescer de forma natural.

Apesar da tecnologia inovadora, ainda há muita pesquisa e testes a serem realizados antes que o processo possa se tornar acessível ao grande público. Por todo o mundo,existem cerca de dez equipes fazem pesquisa sobre o crescimento do cabelo, do Reino Unido à Rússia, Japão e Estados Unidos.

No entanto, se passar por todos os controles e testes, os homens calvos e portadores de alopecia em todo o mundo podem ter novos cabelos ainda nessa década!

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

2 comentários em “Impressão a 3D promete acabar com calvície

  • Pingback:Cuidados que todo careca deve ter - Cosmethica

  • 30/11/2016 em 13:52
    Permalink

    as pessoas acham impossivel acabar com a queda de cabelo… eu consegui de maneira natural… vi o video do Jânio e decidi apostar no tratamento 100% natural…. notei o resultado na primeira semana…. deixei o link do video pra vocês verem como é verdade

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *