DRAMA….quiagem: Base Oxidada

Imagine a seguinte situação: Você vai a uma loja, e com a orientação da consultora encontra a base que mais se adequa a cor do seu rosto, e pensa que finalmente você achou a base que é a mais correta para sua pele, fica toda feliz, faz sua maquiagem e ela fica impecável, mas após algumas horas ao olhar no espelho se depara com a pele alaranjada!

Caramba!!! O que aconteceu? Você está tendo uma reação alérgica? Errou feio no subtom? Não é nada disso, na verdade a sua base está oxidando!!! E com isso começa a nossa nova série: DRAMA…quiagem!

Não seja essa pessoa…sério!

Não sabe identificar o subtom da sua pele? leia aqui.

Porque a oxidação acontece

Buscamos tanto produtos que possibilitem nossa pele de respirar, entretanto ainda não existem produtos que não são desenvolvidos para interagirem com o ambiente.

A oxidação é basicamente uma reação química entre a base e ar.

Quando a oxidação acontece, os pigmentos ficam mais alaranjados do que está na embalagem, na verdade tudo oxida, nós somente não nos damos conta, como por exemplo ao cortar uma maçã se deixarmos uma das partes expostas ao ar ela rapidamente também oxida.

Sim, meus amigos isso é uma reação química!

O âmago da questão é que quando um material entra em contato com o oxigênio, a molécula de oxigênio rouba um elétron de moléculas nos materiais gerando instabilidade, e degradação.

Numa base, é provavelmente um resultado da reação entre óleos e pigmentos presentes na composição do produto com a oleosidade natural da sua pele.

Acredite se quiser o problema não é preço

E não pense que isso acontece só com marcas mais populares, a oxidação pode ocorrer em qualquer tipo de pele e marca de produto.

Por isso é tão importante fazer uma rotina de cuidados antes de aplicar a base, selecionamos as dicas que todos podem seguir para minimizar esse DRAMA!

Faça uma compra consciente

Sabemos que ao entrar numa loja, a vendedora vai fazer de tudo pra finalizar o negócio, mas pra comprar uma base (ainda mais em tempos de grana curta) o ideal é “caroçar” mesmo! Uma dica é fazer o seguinte, se estiver no shopping, vá até a loja que te interesse e faça um swatch na pele. Depois de aplicar a base, avise a vendedora que você está testando a base, ande pelo shopping, vá ao cinema se for o caso tudo isso para verificar se a base vai oxidar ou não, observe sua pele numa luz boa como a do toalete e se depois de umas duas horas a base continua com a mesma cor isso significa que ela tem antioxidantes eficazes que poderão manter a cor original.

Swatch é uma aplicação do produto na pele.

Se a compra for um produto de catálogo, o bom é que mesmo aberto é possível trocar o produto, mas para que não cause problemas para você e muito menos para a consultora, faça o teste assim que receber o produto e solicite rapidamente a troca caso ocorra a oxidação. (Respeito é tudo)

Oxidação é um lance de pele

Poucos relacionam isso, mas ao equilibrar pH da pele vai ajudar a diminuir as chances de oxidação da base. Devido aos hábitos alimentares nossa pele tende a ser mais ácida do que o normal. Se sua pele estiver muito ácida, a sua base poderá reagir e ficar mais escura ao longo do tempo, o equilíbrio pode estar de dentro pra fora.

O pH ideal da pele é 5,5.

Se este for o seu caso, esse problema pode ser corrigido com a rotina de cuidados da pele, por isso o preparo da pele é muito importante.

Lave o rosto com um produto indicado para a área, assim é removida a oleosidade excessiva da pele, passe um tônico e hidrate a pele, assim você estará equilibrando o pH da sua pele.

O kit de cuidados da pele da Mary Kay é super indicado para iniciar a maquiagem, ele equilibra o pH da pele preparando-a para os próximos passos da make.

Mattifique sua pele

Após aplicar o hidrante, certifique-se que a pele está completamente seca, se mesmo assim sentir que a pele ainda está um pouco oleosa, use lenços mattificantes, eles irão controlar a oleosidade da pele e vão auxiliar na duração da maquiagem.

Além de ajudar antes da maquiagem, esses lençinhos são uma mão na roda para absorver a olesidade de pele durante o dia! A marca Ricca tem um com um preço bem acessível!

Mas se você estiver descapitalizada, é possível fazer uma solução caseira:

Para isso você precisa de algumas folhas de papel de seda, um envelope, uma tesoura e cola em bastão. O papel de seda suga naturalmente a oleosidade, assim que entra em contato com a pele.

Tem esse vídeo que apesar de estar em inglês, é bem didático:

 

Para diminuir ainda mais o risco de oxidação, faça este passo imediatamente após a aplicação da base.

Amigão de todas as horas, o Primer!

Você ainda considera o uso do primer uma bobagem? O primer funciona como uma barreira entre a oleosidade natural da pele e a maquiagem, ele forma uma “escudo protetor” evitando que a maquiagem oxide no rosto conforme as horas passam.

Fizemos um post dedicado somente a sua tecnologia e forma de utilização, leia aqui.

Os primers  evoluíram de acordo com as necessidades de cada pele, existe primer anti-ageing, com proteção solar, para correção de tom de pele, para acentuação de sombras e etc, ele é um importante aliado contra a oxidação.

Esse primer da M.A.C. além de fazer a barreira da pele, possuí proteção solar que ajuda muito na facilitação da rotina diária de cuidados.

Mas atenção: Primer com filtro solar é indicado para uso de dia, pois a noite ele pode refletir e causar o efeito flashback, já explicamos sobre ele nesse post.

Agite antes de usar

Se você prestar atenção no rótulo, na maioria das bases existe essa recomendação, e não é porque o produto está instável, mas essa agitação ajuda a combinar todos os componentes corretamente, evitando assim que os ingredientes reagem com os outros e te transformem em um Oompa Loompa.

Você é uma obra de arte, use pincel!

Claro que na correria diária, as vezes para aplicar a base, a gente aplica com a mão mesmo, mas saiba que a oleosidade da mão também pode alterar a coloração da base!

“Ain mais a vlogeira Fulana de Tal passa a base com a mão e sempre fica perfeito!” Pois é, primeiro a gente não sabe como foi a preparação da pele, se ela lavou a mão ou não, e não acompanhamos o dia da pessoa para verificar se a base oxidou ou não! Então é recomendado usar esponja ou pincel para aplicação.

Diante de tantas opções qual é o melhor pincel? Infelizmente não há uma resposta única para esta pergunta, mas com certeza existe uma opção certeira para o que você precisa. Os pincéis têm o poder de distribuir bem o produto na pele e são mais indicados para bases fluidas ou em pó.

Seja qual for o modelo escolhido, o produto precisa ser espalhado de dentro para fora do rosto, sempre com os já conhecidos movimentos circulares. A dica é colocar a quantidade exata de base em uma superfície e molhar o pincel nela aos poucos, começando pela testa e depois nariz e bochechas. Não se esqueça de lavar os pincéis regularmente pra aumentar a vida útil da sua ferramenta e, com isso, economizar nos gastos.

Evite a oleosidade

Após a aplicação da base, finalize a maquiagem com um pó translúcido, assim controlará, a oleosidade da pele no decorrer do dia.

Por isso é super indicado usar um pó translúcido para selar a maquiagem sem ter aquela sensação de argamassa no rosto, o pó não irá interferir no tom final da maquiagem.

O pó translúcido da Quem disse Berenice? Tirar o brilho e dá um toque sequinho e aveludado em qualquer tom de pele.

 

 

 

 

Desapega

No abre e fecha das embalagens o ar entra em contato com o produto o que pode ocasionar a oxidação da base, por isso é super importante sempre estar de olho no rótulo!

 No Brasil é obrigatória a presença da data de validade dos produtos de maquiagem vendidos sejam eles fabricados internamente ou importados. Em alguns países (como EUA e Canadá) ela é facultativa, pelo menos no formato de mês/ano.

Geralmente o que se encontra é o símbolo PAO – Period After Opening (tradução: período depois de aberto) que mostra quanto tempo o produto pode ser usado depois de aberto, representado por um pote aberto com a validade em meses descrita, como na imagem a lado: mas é sempre bom saber quais são essas validades.

 

Se você ainda ficar em dúvida sobre a sua maquiagem, fique de olho em alguns sinais que podem dizer se alguma coisa está errada:

  • O cheiro do produto mudou.
  • Ficou perto de uma fonte de calor ou janela por muito tempo.
  • Mudança visível na cor ou na textura.
  • Bolor.

Se apareceu alguma dessas condições jogue fora imediatamente!

Leia mais sobre validade de maquiagens nesse post.

 

 

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *