Proteção solar e Vitamina D

Todos nós precisamos de vitamina D. Ele estimula o crescimento ósseo, e sem ele estaríamos em alto risco de doenças como a osteoporose.A vitamina D também dá um impulso importante para o sistema imunológico, e alguns na comunidade médica acreditam que pode ajudar a evitar qualquer número de doenças, enquanto uma deficiência D pode resultar em várias doenças, como diabetes e câncer.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano que

Apenas cerca de 20% das necessidades corporais diárias são supridas pela alimentação, fato que a torna diferente das demais vitaminas, que geralmente precisam ser adquiridas através da dieta.

A vitamina D obtida a partir da exposição ao sol, alimentos e suplementos é biologicamente inerte e deve ser submetido a duas hidroxilações no corpo para a ativação. A primeira ocorre no fígado e converte a vitamina D em 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], também conhecida como calcidiol. O segundo ocorre principalmente no rim e forma a 1,25-dihidroxivitamina D fisiologicamente activa [1,25 (OH) 2 D], também conhecida como calcitriol.

 

Benefícios e ausência da vitamina D em nosso organismo

Manter quantidades adequadas da vitamina é essencial para a sua saúde óssea, pois avitamina D ajuda a manter os ossos fortes, regulando os níveis de cálcio. A deficiencia da vitamina D, pode resultar em dores musculares, fraqueza muscular e dor óssea. Em casos graves, redução da absorção de cálcio, aumentando o risco de deformidades esqueléticas, osteoporose e fraturas. Além disso a deficiência de vitamina D tem sido implicada como fator de risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, câncer colorretal, melanoma, câncer de ovário, câncer de próstata e também com relação ao câncer de esôfago, porém, os dados existentes são controversos.

O protetor solar atrapalha na absorção de vitamina D?

Esse assunto ainda é muito controverso e divide tanto especialistas como a população, mas se avaliarmos os riscos, de acordo como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos para 2016 é de 5.760 pacientes, sendo 3 mil homens e 2.670 mulheres de câncer de pele, enquanto a absorção de Vitamina D pode ser feita além de exposição solar via suplementos nutricionais.

Para saber mais sobre a prevenção de câncer de pele clique aqui.

A melhor forma de absorção da vitamina D é através da exposição solar, os protetores solares com alta fator de proteção são desenvolvidos para filtrar a maior parte da radiação UVB do sol, uma vez que os danos UVB são a principal causa de queimaduras solares e podem levar a câncer de pele. Os comprimentos de onda UVB são específicos e acionam a produção de vitamina D na pele.

 

Protetor solar não bloqueia completamente os raios UVB

Uma das explicações para isso aconteça pode ser que não importa quanto protetor solar você usa ou quão alto seja o FPS, alguns dos raios UVB do sol atingirão a pele. Um protetor solar FPS 15 filtra 93%, FPS 30 filtra 97% e FPS 50 filtra 98% dos raios UVB. Isso deixa uma faixa entre 2 a 7% de UVB solar atingindo sua pele, mesmo com protetores solares de alto FPS, garantindo a absorção diária da vitamina D.

Estudos nunca descobriram que o uso diário protetor solar leva à insuficiência de vitamina D. Na verdade, as pessoas que usam protetor solar diariamente podem manter seus níveis de vitamina D.

UVB é o principal responsável pelas queimaduras solares, e pela absorção de vitamina D. enquanto os raios UVA, penetram na pele que mais profundamente, e está relacionado com as rugas, flacidez e outros efeitos do envelhecimento induzida pela luz (fotoenvelhecimento).

A verdade é que não é necessário muita exposição solar para que o corpo produza vitamina D. Mesmo entre os defensores mais comprometidos da exposição ao sol sem proteção recomendam não mais do que 10 a 15 minutos de exposição aos braços, pernas, abdômen e costas, duas a três vezes por semana.

Referências:

Vitamin D Fact Sheet for Health Professionals. National Institutes of Health Office of Dietary Supplements. Acesso 05 março 2017.
Vitamina D: conheça os benefícios e como obter essa substância.  Acesso em 06 março 2017.
Sun protection and Vitamin D. Skin Cancer Foundation, Acesso em 05 março 2017.
Vitamina D e o Câncer, Associação Médica do Rio Grande de Sul. Acesso em 06 de março 2017.

Christina Santos

Christina Santos, engenheira química, com mais de 15 anos de vivência na indústria química voltada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Desde criança sou apaixonada por maquiagens e cosméticos em geral, por isso leio e pesquiso muito para ter informações baseadas com embasamento científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *