Anatomia dos Cosméticos – Hidratantes

A pele que recobre nosso corpo, possui uma área aproximada de 2 m² e pesa aproximadamente 12% do peso total do corpo, revestindo todo o nosso corpo contra as agressões externas, protege contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol ou o frio, produz a vitamina D3, retêm as proteínas e a água regulando a temperatura interna.Essas funções são essenciais para o organismo e sua perda mesmo sendo apenas parcial, pode se tornar incompatível com a vida.

Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor.

A pele do corpo possui um teor médio de 60 a 70 % de água. Quando perde mais água do que adquire, ocorre o que pode ser uma desidratação superficial ou profunda.pele_camadas

  • Pele seca é aquela com falta de água e umectação adequada nas células em todas as camadas da epiderme,
  • Pele desidratada é aquela com falta de umidade na camada da derme.

A água é importante para: respiração da pele; adequado funcionamento das funções químicas e fisiológicas; manutenção da flexibilidade, elasticidade e maciez da pele.

Para evitar a desidratação, deve-se aplicar diariamente um hidratante eficaz (uma boa base e bons ativos) que vai ajudar na recuperação da função de barreira da camada córnea e proteger a pele das agressões externas.

Os hidratantes tem duas funções principais: reter a umidade da pele, ou restaurar a hidratação perdida.
Mas com tantas opções de loções e cremes disponíveis no mercado, às vezes pode ser complicado decidir qual é a mais indicada para sua necessidade, mas basicamente existem três categorias de hidratantes que trabalham da seguinte maneira:

Oclusivos

Estes são conhecidos como a primeira geração de hidratantes. Os produtos desta categoria criam uma barreira protetora que impede a perda de água, que é o principal problema de quem tem pele desidratada e ressecada.

As formulações tem componentes com matérias-primas com longas cadeias molecures, estes hidratantes contêm átomos de carbono que repelem a água.

De olho no rótulo

Nesta categoria as matérias-primas interessantes são: Petrolatum, Paraffinium Liquidum, Mineral Oil.

As formulações oclusivas são eficazes para impedir a perda de água transepidermal (presente na pele), entretanto, elas não tratam e nem hidratam, além de possuirem um toque muito pegajoso.

Hidratante Oclusivo

Geléia de Vaselina Original – Vasenol

Emolientes

Esta classe de hidratante, pode ser encontrada em cremes, pomadas, loções e géis, são mais agradáveis ao toque do que os oclusivos, deixando a pele macia e flexível.

As matérias-primas usadas nos hidratantes emolientes são feitas com uma grande variedade de produtos químicos, mas sua formulação básica é parecida com a oclusiva, com longas cadeias de átomos de carbono que repelem a água. Embora sua formulação possua características parecidas comas oclusivas, no que se refere à retenção da água da pele, sua função barreira é muito mais delicada, além da consistência ser mais leve, se espalhar com mais facilidade.

De olho no rótulo

Os ingredientes mais comuns deste grupo são os óleos vegetais (oliva, amêndoas, macadâmia, abacate), que podem ser encontrados como óleo corporal ou como componente nos cremes e loções.

Hidratantes Emolientes

Nativa Spa Loção Cremosa Ameixa – Boticário

Hidratante Noturno Extra Emoliente – Mary Kay

Umectantes

Os hidratantes dessa categoria são o oposto dos oclusivos e dos emolientes, pois a sua característica é atrair a umidade para a pele. Os umectantes penetram na camada exterior da pele, atraindo e retendo a água presente no meio.

Isso acontece porque umectantes têm grupos de hidroxila(um oxigênio e um átomo de hidrogênio) em sua estrutura química, que adoram água. Eles também ajudam na produção das ceramidas (cimento intercelular), que desempenham um papel importante na estrutura da pele e dos cabelos.

Mas atenção, em condições climáticas com o ar muito seco, os hidratantes umectantes podem retirar a umidade das células ao invés vez de atrair a umidade do ar. Com o tempo, isso pode levar a até mesmo a pele ficar ressecada, para minimizar esta condição o ideal é combinar um hidratante umectante com um oclusivo para reter a umidade da pele.

De olho no rótulo

A formulação dessa categoria de hidratantes contêm acquaporinas (proteínas especiais que atravessam a membrana celular e conduzem seletivamente as moléculas de água para dentro e fora da célula) como: uréia e aloe vera, outra vantagem desta categoria é que eles acabam apresentando outros benefícios à pele, como anti-inflamatórios e anti-oxidantes combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce.

Hidratantes Umectantes

Loção Hidratante Eucerin Complete Repair 10% Ureia – Beierdorf

Desodorante Corporal Hidra-acqua Tododia Frutas Tropicais  – Natura

E qual é o melhor?

Cada pele e cada parte do corpo tem necessidades específicas, mas é possível usar os hidratantes da seguinte forma:

Umectantes: Usar após o banho e em climas mais úmidos

Emolientes: Para uso quando a pele estiver seca, e para reaplicação durante o dia

Oclusivos: Para ser usado após a aplicação de um hidratante umectante ou emoliente, e aplicado em áreas que requerem hidratação intensiva como calcanhares, cotovelos e joelhos.

Gifs How do Moisturizer Works?

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

2 comentários em “Anatomia dos Cosméticos – Hidratantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *