Tatuagem e a saúde da pele

O ato de tatuar-se é muito antigo quanto o homem moderno marcas decorativas foram encontradas em homens das cavernas e múmias, presentes em muitas culturas diferentes em todo o mundo. A tatuagem  mais antiga registrada foi encontrada em uma múmia peruana datada de 6000 A.C.

Tatuagem em múmia peruana, datada de 500 A.C.
Tatuagem em múmia peruana, datada de 500 A.C.

Na era atual um dos primeiros conceitos de máquinas elétricas de tatuagem foram desenvolvidos pelo inventor americano Thomas Edison (1847 – 1931) que entre outras grandes invenções criou a Lâmpada. Atualmente em muitos países do mundo ocidental as tatuagens já não são mais tabu como antigamente, por isso devemos concentrar-nos em cuidar deles e compreender o seu impacto sobre a saúde da pele.

Como eles funcionam?

Para fazer a tatuagem são injetados corantes na pele, as microagulhas que perfuram a pele entre 50-3000 vezes por minuto. As agulhas penetram a epiderme e os pigmentos são depositados na derme. A derme é composta de fibras de colágeno, nervos, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, vasos sanguíneos e basicamente tudo o que mantém a pele ligada ao resto do corpo.

Sistema imunológico, o segredo da permanência da tatuagem na pele!

Para o sistema imunológico (uma rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos), a tatuagem é um tipo de infecção, e a razão dela ficar na pele para sempre é porque o corpo  entende que a infecção não foi curada e continua lutando contra o pigmento para sempre.

Toda vez que a agulha penetra na pele, se inicia um processo inflamatório, e o corpo envia um sinal que está em perigo para as células do sistema imunológico, que vai para o local da ferida (ou múltiplas feridas, caso tenha um braço fechado de tatuagens).

Numa tentativa de curar a inflamação causada, os macrófagos (células de grandes dimensões do tecido conjuntivo) vêm ao resgate, numa tentativa de comer (fagocitação) o pigmento. O restante do corante é absorvido por células da pele chamadas fibroblastos. Os fibroblastos, juntamente com muitos dos macrófagos, permanecem suspensos na derme em para sempre.

Inicialmente, a tinta está depositada derme e na epiderme, mas à medida que a pele se cicatriza, as células epidérmicas danificadas são trocadas e substituídas por novas células sem corantes. É por isso que a cor pode parecer desbotada conforme o tempo.

É importante lembrar que a pele tatuada recentemente está ferida – e tratamento de pele e bronzeamento não devem ser realizados nesta área até que esteja totalmente cicatrizado. Durante a recuperação este tempo, a pele pode coçar, ficar vermelha, inflamada, sensível, com um risco elevado da infecção. Não utilize pomadas contra assaduras, pois elas por terem a ação anti-inflamatória retardarão o processo de cicatrização e podem prejudicar a fixação das cores, o ideal é utilizar hidratantes oclusivos, pois manterão a pele hidratada e protegida das agressões externas.

Para saber mais sobre hidratante oclusivo e produtos dessa categoria, clique aqui.

Mas antes de entrar na agulha, pesquise e saiba os potenciais riscos que uma tatuagem pode causar:

Reações alérgicas ao pigmento da tatuagem, especialmente corantes vermelhos, verdes, amarelos e azuis – podem causar reações alérgicas na pele, como uma urticária no local do tatuagem. Isso pode ocorrer mesmo anos depois que a tatuagem foi realizada.

Infecções da pele, é possível acontecer uma após a tatuagem.

Granulomas, em torno da tatuagem podem aparecer granulomas  que são pequenos nódulos de caráter inflamatório formados especialmente por macrófagos, causadas por substâncias estranhas (pigmentos) insolúveis que o organismo foi incapaz de expulsar.

Quelóides, tatuagem também pode levar a formação de queloides, são lesões fibroelásticas, salientes, rosadas, avermelhadas ou escuras e às vezes brilhantes.

Doenças transmissíveis pelo sangue, se o equipamento usado para fazer a tatuagem estiver contaminado com sangue infectado, pode ocorrer várias doenças transmitidas pelo sangue, incluindo tétano, AIDS, hepatite B e hepatite C. Verifique se o local escolhido segue as exigências sanitárias de higinização.

Complicações de ressonância magnética, em alguns casos, os pigmentos da tatuagem podem interferir com a qualidade da imagem.

 

Mas se mesmo assim você está convicto para fazer uma tatuagem, saiba os cuidados necessários para que ela não desbote:

 

  • Remova o curativo após 24 horas;
  • Aplique pomada antibiótica durante o processo de cicatrização;
  • Mantenha a pele limpa, lave com água e sabão neutro;
  • Durante o banho, evite jogar fluxos diretos de água sobre a pele, não coce e nem esfregue;
  • Nas primeiras semanas, evite banhos e piscina, mar e banheira;
  • Use hidratante, sob para a pele tatuada várias vezes ao dia;
  • Evite a exposição ao sol, mantenha a área tatuada longe do sol por pelo menos quatro semanas;
  • Escolha roupas que não fiquem sob a tatuagem, ou tecidos leves;
  • Tempo de cura pode variar, de duas a quatro semanas;
  • Não tire as casquinhas, pois aumenta o risco de infecção e pode danificar o desenho e causar cicatrizes;
  • Caso tenha um desconforto por um periodo prolongado, ou se arrependeu e quer remover a tatuagem, entre em contato com um dermatologista, pois ele indicará a melhor opção para tratamento e remoção.

 

 

E logo tem post sobre um produto que conhecemos nesta manhã: Coppertone Tattoo, o primeiro filtro solar brasileiro específico para quem tem tatuagens.

No final do evento de lançamento, conversamos com o tatuador Rico Fogaça, que deu umas dicas exclusivas para os leitores do Cosmethica:

Referências:

Poli, D., Fleenor, M., & Rearick, M. (2012). Drawing on Popular Culture: Using Tattooing to Introduce Biological Concepts. The American Biology Teacher,74(6), 381-385.
Mayo Clinic, Healthy Lifestyle.
Smithsonian Insider, Is tatoo ink safe?

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

4 comentários em “Tatuagem e a saúde da pele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *