Anatomia dos cosméticos: Perfumes

É fato, a primeira coisa que fazemos assim que pegamos num cosmético é abrir e sentir o cheiro, o perfume é um dos componentes mais importantes, não por sua funcionalidade mas são fundamentais, para definir uma compra pois eles atuam no emocional dos consumidores.

 

O perfume é uma mistura de óleos essenciais, compostos aromáticos, fixadores, e solventes que são utilizados para dar o corpo, objetos e espaços um cheiro agradável.

No contexto da cosmética, os perfumes atuam em duas frentes:

1 – A que a maioria de nós pensamos é no cheiro do seu perfume preferido;

2 – Fragrâncias e aromas para encobrir o cheiro dos ingredientes que compoem o produto final, fazendo com que ele fique mais atraente para os consumidores.

Vamos apresentar as diferenças entre o extrato de perfume, esprit de parfum, eau de parfum, colônia, deo colônia e body splash.

 

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Curiosidades:

  • O perfume puro/Attar: É a pura fragrância, sem aditivos, como água ou álcool. Mais frequente na perfumaria do Oriente Médio, este grupo vem em lindas embalagens que variam de 2 ml-30ml por causa de sua potência; normalmente, um gota do óleo dura +24 horas. Como esta.
  • Originalmente todos os perfumes vinham na forma de extrato, mas os fabricantes de perfumes começaram a oferecer versões com menores concentrações e preços mais acessíveis para serem vendidas em perfumarias ou farmácias.
  • Esprit de parfum foi muito comercializado nos anos 90, mas devido a sua quantidade de fragrância entre o Perfume e o Eau de Parfum, a indústria, optou pela variação mais suave.
  • Lendas dizem que o termo colônia é em homenagem a cidade da Alemanha que tem o mesmo nome.

Anatomia da fragrância

As empresas que vendem produtos cosméticos, em geral não criam suas próprias fragrâncias, mesmo as empresas que vendem perfumes não necessitam fazer seus perfumes. Geralmente as fragrâncias são desenvolvidas por empresas especializadas em perfumaria, conhecidas como casas de fragrâncias. Existem centenas dessas empresas em todo o mundo. Os maiores fornecedores globais de fragrâncias são empresas como Givaudan, IFF, SymriseFirmenich entre outras. (Estas empresas não criam apenas fragrâncias, mas são responsáveis pelo desenvolvimento da maioria dos sabores que existem disponíveis na indústria alimentícia, produtos de limpeza e etc.).

As casas de fragrâncias recebem o produto acabado dos fabricantes para criar novos aromas para os produtos de beleza. Eles estão envolvidos em todos os aspectos da criação da fragrância, desde a concepção, tendências de mercado, interação com a embalagem e combinações entre as fragrâncias, tudo de acordo com o briefing solicitado pelo cliente. O cliente que determina fixação, intensidade, preço final, e notas olfativas que o produto terá, que é determinada pela estrutura da fragrância.

Estrutura da fragrância

Pense numa fragrância como um prédio, primeiramente a construção é iniciada pela base e vão sendo adicionadas tijolos em cima de tijolos até a cobertura, e o perfume segue a mesma estrutura.

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Famílias Olfativas

Existem milhares de ingredientes de fragrâncias podem ser usadas como notas de fundo, coração e topo, os perfumistas as agrupas nas seguinte famílias olfativas, são elas que revelam quais são as notas predominantes da fragrância.

Veja abaixo alguns exemplos das famílias olfativas de mais populares:

Cítrico

Como o nome indica, são derivados de citrino, frutas como limão, laranja e bergamota, possuem uma característica refrescante e de uma certa forma, efervescente. Presentes como notas de todpo para provocar nossas sensações. Exemplo: Natura Ekos Capim-Limão.

Floral

É a categoria mais popular de todos os perfumes cheiros como rosa, jasmim, petúnia, cheiros com um toque de doçura e bem perfumados. Exemplo: Hidratante Monange Frutas Vermelhas.

Aldeído

O aldeído é um composto sintético superversátil. Dependendo da composição molecular, pode remeter ao aroma borbulhante de champagne, ou ao de talco, ou ao de roupa recém-passada possui notas metálicas. Exemplo: Chanel 5.

Fougére

Essa família é muito comum em fragrâncias masculinas por sua mistura de notas frescas e herbáceas com lavanda, notas amadeiradas e musgosas. Estas notas possuem o cheiro muito fresco é dito que cheiram como ar fresco ou ao ar livre. Exemplo: Linha Portinari – Boticário.

Frutal

Frutas e vegetais proporcionam uma textura diferenciada e uma sensação refrescante em fragrâncias. As frutas, especialmente, foram extremamente populares na categoria floral frutada na década de 2000; estes aromas são muito utilizadas para encobrir os odores de outros produtos químicos na fórmula. Eles são descritos como sendo doce, fresco, e natural. A linha Garnier Fructis é um bom exemplo de linha de fragrâncias frutadas.

Herbal / Verde

Notas Herbal e verdes podem ser feitas de alecrim, sálvia, manjericão, e outras plantas. Fazem boas notas de topo por se evaporarem rapidamente. São descritas como notas limpas, frescas e naturais. Exemplo: Bambu Oriental – Mahogany.

Ambrée ou Oriental

Notas orientais possuem âmbar, incenso, mirra, notas de incenso, sândalo, baunilha e aceto balsâmico em sua composição. São notas intensas, de longa duração, aveludadas, presentes nas notas de fundo. Exemplo Old Spice – P&G

Amadeirado

É composta por madeiras, como cedro pinho. Eles tendem a ser pesados e de longa duração, presentes em notas de fundo prorcionando cheiros secos e sofisticados. Exemplo: Linha Cumaru L’Occitane au Bresil.

Cada família olfativa é dividida em sub-famílias, que remetem a características mais específicas de cada fragrância. Vale lembrar que os perfumistas combinam as famílias entre si para conseguirem fragrâncias únicas e especiais.

Como a fragrância é adicionada no produto cosmético

Como falamos, os perfumes são criados por casas de fragrâncias e enviados para os fabricantes de cosméticos. Mas a adição não é tão simples, os formuladores enfrentam algumas dificuldades na hora de colocar a fragrância no produto acabado.

Adicionar fragrância num shampoo, loção corporal, limpeza facial, ou qualquer outro produto, não é
tão fácil como se poderia pensar. Os formuladores devem primeiro se assegurar que a fragrância pode ser misturada na fórmula de base. Isto pode ser complicado porque fragrâncias são oleosos e podem não ser totalmente solúvel em todos os tipos de fórmulas. Se este for o caso, são adicionados agentes de solubilização para melhorar a homogenização.

De olho no rótulo:  O solubilizante pode ser identificado no rótulo quando aparece um componente chamado “Polysorbate” seguido de um número, descrito.

Os formuladores devem se  certificar que a fragrância é adicionada ao produto, à uma determinada temperatura, pois podem evaporar. Porque algumas são muito sensíveis à temperatura, isto pode ser um problema na produção. Para evitar danos à fragrância, adicionam a fragrância na fase de resfriamento do produto.

Mas ainda não acabou!

Mesmo após a fragrância estar adicionada no produto, muita coisa ainda pode dar errado. Por exemplo, os ingredientes da formulação podem alterar a fragrância ou os cheiros da fragrância fazer com que o produto se torne turvo, mude de cor ou interaja com a embalagem fazendo com que o produto fique com uma aparência grudenta.

Por isso é um processo chamado estabilidade é importante antes do lançamento do produto, para verificar entre outras coisas, se haverá alguma incompatibilidade entre a fragrância e a fórmula. Este processo
Pode demorar de 3 – 4 meses e durante os testes, a amostras ficarão armazenadas em elevadas temperaturas e expostos a luz UV. Estas condições aceleram os tipos de reações químicas que podem alterar o produto.

Durante testes de estabilidade serão avaliados quaisquer alterações ao produto. Uma das alterações mais comuns causadas pela interação da fragrância é uma alteração na viscosidade.
Algumas fórmulas vão ficar mais viscosas ou mais finas o que por ser causado por alguma incompatibilidade de algum componente com a fragrância. Fragrância pode igualmente afetar a aparência do produto, podem transformar um produto de cor azul para verde, ou transparente ficar turvo, como géis de cabelos e xampu clear. As fragrâncias podem tornar os produtos cremosos, como creme para as mãos e filtros solares, parecer com a consistência granulada ou líquida.

Além do cheiro, o formulador tem que garantir que a fragrância se altere ao longo do tempo. Isso porque as fragrâncias possuem subtâncias químicas muito reativas como cetonas, aldeídos, ésteres, amidas e alcinos.

Correção da fórmula

De acordo com os resultados do teste de estabilidade, o formulador irá corrigir a fórmula, alterando sua composição, se o problema for muito grave, a casa de fragrâncias poderá alterar a composição a essência, mantendo a fragrância aprovada pelo fabricante.

Depois do período da estabilidade e ajustes necessários é que finalmente o produto estará disponível para venda.

Pois é desde a criação da fragrância até sua adição a um produto cosmético é um processo muito complexo, e isso requer habilidades, científicas, técnicas e até artísiticas. Mas felizmente graças aos esforços de cientistas, químicos, farmacêuticos e profissionais da indústria cosmética, o nosso produto ficará com um cheiro muito agradável!

 

Referências:

Familias Olfativas. Aqui

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

2 comentários em “Anatomia dos cosméticos: Perfumes

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