Bicarbonato de sódio e vinagre nos cabelos é bom?

Muitas pessoas estão aderindo a tendência no-poo, substituindo os shampoos e condicionadores habituais por fórmulas ditas mais naturais, com bicarbonato de sódio, condicionando com um enxágue de vinagre.

Mas será que abandonar o shampoo por bicarbonato é saudável para os seus fios?

Em alguns sites já que essa combinação faz os cabelos crescerem mais rápidamente. De fato observando fotos é visível que os cabelos ficam limpos e mais brilhantes, mas será que a médio/longo prazo os cabelos ficarão com essa aparência saudável?

Antes de responder, vamos falar um pouco sobre química, mais especificamente sobre o pH.

pH

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

 

escala_ph

O pH tem uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido; neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico). O pH é uma escala logarítmica, ou seja aumenta 10 vezes a cada unidade. Sendo assim o um pH 7 é 10 vezes maior que o pH 6.

O valor do pH varia para cada parte do nosso corpo, isso acontece devido as diferentes composições químicas e biológicas de cada região:

pH axilas 6,3 a 6,5;
pH estômago 0,9 a 2,0;
pH pele 4,7 a 5,75 ;
pH cabelo 4,2 a 5,8;
pH couro cabeludo 3,8 a 5,6.

Ação do pH nos cabelos

Em preparados nos quais o pH está abaixo de 6,9, as cutículas dos fios ficam mais seladas e alinhadas, mantendo o cimento intercelular presente nos fios, o que resulta em cabelos mais resistente, com brilho e macio.

A grande maioria dos shampoos ficam com o pH final na faixa depH entre 4,0 e 5,0 e nos condicionadores na faixa de 3,5 – 4,5.

Aplicamos produtos com pH alcalino nos cabelos, em casos em que é necessário abrir as cutículas do cabelo, como por exemplo para permitir que um pigmento entre no córtex dos cabelos, no caso de tinturas que transformam os fios, como por exemplo, em tinturas capilares a função de abrir as cutícula nos cabelos. Nos preparados em que o pH alcalino abre as cutículas, um cabelo com as cutículas abertas é o que chamamos de um cabelo poroso, é um cabelo que não é capaz de reter a hidratação ou qualquer tipo de nutriente, é um cabelo frágil e sem vida.

Exceções

Shampoos de limpeza profunda tem o pH entre 7,5 – 8,5, além disso possuem em sua composição matérias-primas com muito poder de limpeza e aniônicos, para retirar toda e qualquer oleosidade dos fios; são usados antes de procedimentos químicos, como escova progressiva e tinturas ou a cada 15 dias para tirar resíduos dos cabelos.

E shampoos infantis tem pH neutro, mais aproximado com o pH da lágrima para não irritar os olhos.

Lembrando que, o pH determina se o meio é ácido ou básico, mas para que o produto tenha uma ação corrosiva ou prejudicial deve-se levar em conta outros fatores, como a força de ligação dos componentes e suas combinações.

Bicarbonato

Muitos blogs que dão dicas de NoPoo, recomendam a substituição. 

No-Poo é um método de lavagem capilar que se propõe a cuidar dos cabelos da forma mais natural possível, ou seja, sem agressões químicas. Com técnicas de limpeza dos fios geralmente feitos com bálsamos limpantes suaves em vez de shampoos tradicionais à base de tensoativos de sulfatos.

O bicarbonato de sódio é conhecido como um produto de limpeza em geral. O seu principal benefício é o fato de ser um álcali* suave com partículas finas e ligeiramente abrasivas, possui baixa irritabilidade, e são pouquíssimos os relatos de pessoas que desenvolveram reações alérgicas.

Estes fatores trabalham juntos para quebrar a sujeira e a oleosidade dos fios, deixando a superfície do cabelo sem nenhum resíduo.

Aqui existem dois pontos que gostaria de salientar:

1 – Muitas pessoas optaram em não usar os shampoos com sulfatos em sua composição, devido a limpeza intensiva, pois os sulfatos limpar a superfície todo dos cabelos e couro cabeludo, coisa que o bicarbonato de sódio também faz, a diferença nesse caso é a baixa irritabilidade que o bicarbonato possuí.

2 – O pH da solução

A solução de água e bicarbonato de sódio fica com o pH na faixa de 9, altamente alcalino, nessa faixa de pH as escamas dos cabelos começam a se abrir, retirando parte do cimento intercelular dos cabelos, causando a médio/longo prazo desidratação resultando em cabelos mais frágeis e porosos.

Como a imagem abaixo ilustra, quando aplicamos a solução de bicarbonato de sódio com água nos cabelos, ele tem o poder de deixar as escamas dos cabelos mais abertas, por isso ocorre a perda gradual dos lipídeos que mantêm os cabelos brilhantes e resistentes.

tabela_ph_cabelo

Como o tempo de contato é muito baixo, a ação não é perceptível a curto prazo, esta ação é gradativa.

Vinagre de maçã

Enxaguar os cabelos com vinagre, sem dúvida, é mais vantajoso do que usar o bicarbonato de sódio.

Devido ao pH ácido, alguns especialistas acreditam que enxaguar os cabelos com vinagre de maçã pós tintura, podem ajudar a reter mais os pigmentos no córtex dos cabelos, isso acontece porque a maioria das tintas capilares são alcalinas, e abrem as cutículas do cabelos. Quando tintura é aplicada, o pigmento pode então penetrar ao córtex interno do cabelo, onde pode reagirá com as moléculas do pigmento do cabelo para produzir uma mudança da cor.

tintura_permanente

As soluções ácidas aplicadas, como o vinagre de maçã, podem selar novamente a cutícula. Esta ‘selagem’ pode não só ajudar a cor do cabelo durar mais tempo, mas também aplainar a cutícula, tornando o seu cabelo mais fácil de pentear e mais brilhante.

Mas, o uso exagerado do vinagre de maçã pode causar mais danos do que benefícios. Pois a médio/longo prazo, devido as escamas estarem muito fechadas, o cabelo pode começar a ficar enrijecido e mais fino causando a quebra dos fios, além do desbotamento da cor nos cabelos mais escuros.

A combinação dos dois

Uma coisa ruim sobre o uso de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, é que aplicados isoladamente, eles não depositam nenhum tipo de óleo nos fios, deixando-os desidratados.

Pois a ação química de aplicar um produto com pH muito alto e neutralizar com um de pH muito baixo, não deposita nenhuma oleosidade os fios, diminuindo a quantidade do cimento intercelular, a barreira lipídica natural  que mantém os cabelos macios e sedosos.

 

tintura_cabelo_virgem

 

Tenham cautela

O objetivo deste post é pedir para que haja cautela em utilizar produtos que são considerados ‘naturais’, existe atualmente uma companha desnecessária falando que tudo que é de origem química é ruim para os cabelos, enquanto tudo o que é natural ou mais rudimentar, mais saudável.

As novas tecnologias cosméticas não são todas ruins, na verdade, alguns são fantásticos para os cabelos, tenha certeza que especialistas e formuladores estudaram e estudam durante anos para trazer a população produtos bons, seguros e eficazes, além disso todos os produtos devem ser aprovados por orgãos reguladores para garantir que as matérias-primas não causem mal aos usuários.

Existe atualmente uma companha desnecessária falando que tudo que é de origem química é ruim para os cabelos, enquanto tudo o que é natural ou mais rudimentar, mais saudável.

 

Pontos a se considerar:

  1. Por favor, nunca use bicarbonato de sódio em seu cabelo. Ele pode causar com quebra e danos aos cabelos;
  2. Você pode usar vinagre de maçã (1 colher de sopa / 1 xícara de água) ocasionalmente, duas vezes por mês. E se tiver cabelos escuros, não use antes de sair ao sol.
  3. Tente considerar o fato de que “produtos químicos” nem sempre são “ruins” e “naturais” nem sempre são “bons”.
  4. Pare de acreditar em receitas milagrosas recebidas pela internet, pode ser mais prejudicial do que realmente benéfico.

*Álcali: substância com características básicas; qualquer hidróxido, ou óxido, dos metais alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio e césio).

 

Leia também: 

Por que lavamos o cabelo?

Anatomia do shampoo

Shampoo com ou sem sal?

Óleo de coco: é o melhor para os cabelos?

 

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos.
Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

7 comentários em “Bicarbonato de sódio e vinagre nos cabelos é bom?

  • Pingback: Cabelos loiros necessitam de cuidados especiais -

  • 24/03/2017 em 14:05
    Permalink

    Usei o bicarbonato e meu cabelo ta quebrando muito afff,sera o houve de errado, era pra melhorar e não pior

    Resposta
    • Claudia Santos
      31/03/2017 em 13:32
      Permalink

      Olá,

      Recomendamos que você suspenda o uso de bicarbonato imediatamente e verifique com um profissional se é possível realizar uma reconstrução capilar.

      Resposta
  • Pingback: Conheça alguns números interessantes sobre os cabelos - Cosmethica

  • 19/06/2017 em 20:50
    Permalink

    Olá eu gostaria de saber, então como lavar os cabelos de forma mais natural?

    Resposta
  • 04/11/2017 em 12:10
    Permalink

    Olá!
    Eu gostaria de saber se tem uma forma de tirar o amarelado do cabelo cacheado com luzes sem quebrar…
    Se algumas de vcs souberem me fale por favor!
    Mais n quero passar o Matizador pq sai na roupa depois de um tempo e o cabelo fica ruim…
    Bjss

    Resposta
    • 06/11/2017 em 18:28
      Permalink

      Olá Natália!

      Então existem vários produtos que não transferem para a roupa, não recomendo as fórmulas caseiras, e além disso devido o cabelo ter sido descolorido, hidratações e nutrição aos fios é de fundamental importância para manter a saúde dos fios!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *