Cosmethica Testou: Maionese Capilar Salon Line

Não é de hoje que usamos produtos alimentícios na cosmética e o raciocínio faz sentido, afinal, se o produto é ingerido e não causa problemas, então porque não utilizarmos para embelezar nossos corpos e cabelos?

Isso certamente é viável na maioria dos casos, mas é importante estar bem informado sobre como atuam os produtos para que os tratamentos caseiros tenham a eficácia desejada e assim tomarmos decisões conscientes sobre o que utilizando em nosso corpo e cabelo.

Por exemplo, os tratamentos caseiros para hidratação capilar com maionese comestível são muito populares, principalmente para as pessoas com cabelos secos ou ressecados – provavelmente já ouviu falar e talvez até mesmo tentou, não é mesmo?

O que é uma maionese?

A maionese é uma emulsão cremosa obtida com gema de ovos, óleos vegetais, suco de limão ou vinagre e temperos, lembrando que óleo e água não se misturam, o ovo tem a função de ligar os líquidos que não se misturam, no caso o óleo e a água (presente no suco de limão ou no vinagre), e esse processo é chamado e emulsificação.

Emulsificação:  É o processo de mistura entre dois líquidos que não se misturam (como a água e o óleo).

Quimicamente falando, as emulsões são colóides, misturas heterogêneas compostas de partículas minúsculas suspensas em outro material imiscível (que não pode se misturar).

Numa composição líquido-líquido, são as gotinhas líquidas minúsculas suspensas em outro líquido.

Elas são geralmente espessas em textura e acetinadas na aparência.

O ovo presente na composição ajuda?

Não. Na maionese a função do ovo é somente misturar o óleo com a água, apesar da quantidade de proteínas presente, ele não terá a função proteíca devido ao tamanho molécula, para que isso aconteça seria necessário ocorrer uma hidrólise (que envolva a quebra da molécula por ação da molécula de água) da proteína do ovo, assim ela ficaria com um tamanho para que possa penetrar no córtex capilar e realizar a reparação temporária.

Por isso à primeira vista é estranho encontrar na sessão de cosméticos da perfumaria um pote de maionese, mas depois do primeiro impacto você nota que se trata de um produto cosmético.

E foi o que nos motivou a testar a Maionese Capilar #Tôdecacho Salon Line.

A proposta do produto é interessante: utilizar o conceito da maionese com ativos e aplicação cosmética. No rótulo o produto promete que reduzirá o ressecamento, aumentará a nutrição e a hidratação dos cabelos.

curvaturaBaseado na curvatura dos cachos, o fabricante informa que o produto é indicado para cabelos com curvatura entre 3 e 4 ABC a tabela de curvatura mostra que os fios são classificados em quatro tipos, que vai desde o liso até o crespo, como nesta tabela ao lado.

Eu usei no meu cabelo que está com uma curvatura 2C, mas recentemente fiz luzes no cabelo e não tem jeito, os cabelos ficam mais ressecados devido à descoloração.

Quer saber como funciona as tinturas nos cabelos? Leia este post: Coloração capilar

Logo de cara já tem o aviso informando que o produto não é comestível (é sempre relembrar não é mesmo?)

Avaliação:

Vamos observar as composições entre as maioneses, a análise está baseada na composição qualitativa (identifica a composição do material) entre os dois produtos.

Composição 

Maionese Capilar #tôdecacho Salon Line

Aqua, Cetaryl Alcohol, Paraffinum Liquidum, Glyceryn, Petrolatum, Cocos Nucifera Oil, Dimethicone, PEG-150/Decyl Alcohol/SMDI Copolymer, Behentrimonium Chloride, Cetrimonium Chloride, Parfum, Disodium EDTA, BHT, Citric Acid, Behentrimonium Methosulfate, Olea Europea Fruit Oil, Persea Gratissima Oil, Albumen, Methylchloroisothiazolinone, CI 19140, CI 15985, Hexyl Cinnamal, Linalool.

Maionese Comestível

Água, óleo vegetal, ovos pasteurizados, amido modificado, vinagre, açúcar, sal, suco de limão, acidulante ácido láctico, estabilizante goma xantana, conservador ácido sórbico, sequestrante edta cálcio dissódico, corante páprica, aromatizante e antioxidantes ácido cítrico, bht e bha.

Mesmo se você não tiver conhecimentos de cosméticos e cosmetologia pode observar que a composição da maionese capilar possui mais itens que são destinados para o tratamento capilar, como os óleos de coco, oliva, abacate e albumina (grifados em lilás), agentes para condicionar os cabelos (grifados em laranja), produtos para dar consistência (grifados em azul), a glicerina como umectante, e o petrolatum e a parafina líquida e dimeticone que são agentes de lubrificação para os cabelos.

Na maionese comestível o óleo descrito é vegetal (provavelmente é de soja), amido modificado e goma xantana (para ajudar na consistência, antioxidantes (para que ele não fique rancificado), o vinagre, suco de limão são para o sabor e ajudar na emulsificação (que falamos sobre lá no começo desse post), além do óleo presente, que tem uma função de lubrificação ou beleza capilar.

Só nessa avaliação a Maionese Capilar já tem uma enorme vantagem comparada a comestível, pois possui matérias-primas que são destinadas para o condicionamento, brilho e hidratação capilar.

Cheiro

Maionese Capilar #tôdecacho Salon Line tem uma fragrância agradável com notas florais e com notas de topo bem pronunciadas, isso faz com que assim que começa o enxague com a água em temperatura morna o cheiro do produto comece a expandir.

Quer saber como funcionam as fragrâncias nos produtos cosméticos, leia este post: Anatomia dos Cosméticos – Perfumes

A maionese comestível tem cheiro de…maionese! Ovo, vinagre que fica super gostoso no sanduíche, mas nada agradável nos cabelos!

Consistência

A Maionese Capilar #tôdecacho Salon Line tem uma consistência que lembra as máscaras capilares, mas com uma diferença: ela tem um sensorial mais oleoso – e isso é devido a grande quantidade de óleos presente na composição.

A maionese comestível tem uma consistência mais fluída.

Manuseio

O pote da Maionese Capilar #tôdecacho Salon Line é de plástico, por isso não há problemas caso ele venha cair no chão durante o banho, pode usar sem problemas!

A coisa que achei ruim foi que por ter a forma de um pote de maionese, com o meu pote já está pela metade é necessário de uma colher, ou um pente para alcançar o produto sem contaminar ou ficar com água no produto.

Como eu utilizei

Como eu já utilizei mais de 5 vezes, fiz de duas maneiras:

1 – De acordo com a recomendação do fabricante: após lavar os cabelos, apliquei a Maionese Capilar mecha por mecha, massagei do comprimento até as pontas. Deixei agir de 3 a 5 minutos. Enxaguei.

2 – Utilizei como um pré shampoo, vinte minutos antes de lavar os cabelos apliquei mecha por mecha, depois lavei os cabelos como normalmente faço, shampoo e condicionador.

Eu achei que o meu cabelo ficou mais macio e brilhante usando como um pré shampoo e os cabelos gostaram mais da forma de hidratação intensiva, após a secagem, os cabelos ficaram bem mais sedosos do que quando aplico shampoo e condicionador.

A parafina, petrolato e cabelos lisos

Para quem aderiu ao low poo, a marca tem uma versão Light que é livre de sulfato, parabenos, petrolato, parafina, silicone e óleo mineral.

Além disso essa versão pode ser indicada para cabelos lisos, o que o fabricante recomenda é aplicar a maionese APENAS no comprimento dos fios e pontas, nunca na raiz. E realizar a umectaçnao uma vez por semana ou a cada 15 dias, para evitar um cabelo muito pesado e oleoso.

Avaliação final:

Entrei em contato com o SAC da Salon Line para saber se a proteína do ovo (albúmen) presente na composição era hidrolisada, de acordo com que fui informada, a proteína do ovo presente na composição é hidrolisada, o que resulta na melhoria do condicionamento dos fios, diferente da maionese convencional.

Mas apesar de ter descrito que tem proteína do ovo, entretanto o produto não promete um tratamento proteíco.

Deixa os cabelos com cheiro muito agradável, macios e hidratados, o produto cumpre o que promete, vale a pena tanto para cabelos cacheados, como para quem está com o cabelo ressecado devido a descoloração, ou tem os cabelos tingidos.

Preço:

Armarinhos Fernando, localizado em São Paulo – Capital R$13,90

O Cosmethica é composta por uma equipe independente, de especialistas de diferentes facetas da indústria de cosméticos, temos como prerrogativa de sermos sinceros com o público, principalmente sobre resenhas de produtos, nosso trabalho é independente, o produto avaliados foi comprado pela responsável pelo post.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Cosmethica Testou: Maionese Capilar Salon Line

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *