Esmalte com Super Cola…funciona?

A internet é abarrotada de “super dicas” para melhorar a performance dos cosméticos, queda de cabelo, tintura natural, manchas, queima de gordura e por aí vai.

Essa eu vi de uma influenciadora digital com o aval de uma dermatologista para manter o esmalte por mais tempo.

#REPOST ❤️ #truquesdaadriana @karlaassed ❤️ Otimo pra fazer viagens longas!!

A post shared by ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Driana do Rodrigo (@santanaadriana) on

A dica é aplicar cianoacrilato no esmalte e assim durará por mais tempo sem descascar.

O que é Cianoacrilato?

Cianoacrilato, também conhecido popularmente por super cola e pelo nome químico do Super Bonder, é um tipo de adesivo criado em 1949 por Harry Coover durante experiências visando à criação de um polímero transparente.

Solubilidade

O cianoacrilato solúvel em acetona, mesmo após a secagem, permitindo separação de objetos colados acidentalmente, é também solúvel em água.

Irritabilidade Dérmica

As colas derivadas de cianoacrilato são usados ​​na medicina e ciências biomédicas há mais de 50 anos, ela é utilizada  na odontologia, ortopedia, cirurgia plástica, videocirurgia, mastologia, cirurgia torácica, oftalmologia, cirurgia de cabeça e pescoço e, com resultados promissores em suturas de emergência. Há um notório caso brasileiro do uso bem sucedido em cirurgia cardíaca de um cianoacrilato de uso doméstico (superbonder) relatado em uma revista não científica de grande circulação nacional.

Portanto a supercola não irrita a pele.

Resistência Mecânica

As super colas possuem resistência mecânica semelhante ao acrílico, uma vez aplicado na unha pode facilitar a quebra, pois endurece o filme formado, impedindo a flexibilidade habitual das unhas.

Acabamento do esmalte

A inclusão de qualquer componente que não esteja presente no esmalte pode alterar o processo de secagem do produto, por exemplo ao misturar a super cola com o esmalte, por eles possuirem tempos de secagem diferentes, pode causar a formação de bolinhas prejudicando a formação do filme e do acabamento final do esmalte.

Uso não cosmético

No Brasil as super colas são um case de sucesso, pois aqui nós usamos este produto como uma utilidade doméstica, o líder da categoria, o Super Bonder está presente em cerca de 120 países, o adesivo instantâneo chegou ao Brasil no início da década de 1980 ficando conhecido como “cola tudo”, por isso o acesso ao produto é tão fácil por nós.

Mas apesar de não ser irritante e usado na medicina, este produto não está liberado pela ANVISA para uso cosmético.

Desperdício

Ao aplicar a super cola no esmalte, ele só poderá ser usado apenas uma vez, pois depois disso ele formará aquele filme endurecido e inutilizará o esmalte.

Conclusão

Apesar de ser um produto que não cause irritação dérmica e ocular, o seu manuseio requer cuidados, por isso não recomendamos essa prática, além disso pode comprometer o acabamento final do esmalte nas unhas.

Referências:

Utilização de adesivos de cianoacrilatos em suturas de pele
The cyanoacrylate tissue adhesives in treatment diseases of the anterior eye segment

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *